Notícias
Título de cidadã paraibana é entregue à Eleonora Menicucci
Eleonora Menicucci recebendo o título de Cidadã Paraibana. Foto: Divulgação SPM
Segundo Eleonora Menicucci, o relato foi como um vídeo de sua vida. A fez relembrar do início dos anos 80 quando decidiu refazer a vida longe de São Paulo, onde foi presa política. Foi em João Pessoa que por quase 10 anos se estruturou, criou os filhos e ajudou a formar grupos feministas com o Maria Mulher, as Cunhãs e o Centro da Mulher 8 de Março. "Meu coração está muito feliz hoje. É um dia dos mais importantes para mim, o de tornar me cidadã paraibana após décadas de ter morado aqui. Eu saí daqui, mas a Paraíba não saiu de mim. Foi o diploma mais importante da minha vida", disse.
A deputada Estela Bezerra destacou que o título, além de ser um honraria, significa "a esperança de continuar a construção da lutapela igualdade degênero". "Paraibana você é e assim será tratada com esse titulo", afirmou. Ela fez outra homenagem a Eleonora Menicucci, por meio da leiturade um texto do jornalista paraibano Valter Galvão, no qual apresenta a trajetória de cidadã paraibana.
Participaram da sessão que antecedeu a abertura da 4a. Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, a vice-governadora Ana Ligia Feliciano, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Gilberta Santos, parlamentares e cerca de 500 mulheres. A sessão foi encerrada com uma manifestação de mulheres com frase de ordem: "A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer", seguida de apresentarão da orquestra de mulheres Prima, que faz parte de um projeto de inclusão social.
O projeto de lei nº 581/2015 que concedia o título de cidadã paraibana à Eleonora Menicuccifoi provada na 76ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM