Notícias
SPM organiza em três capitais ações voltadas à defesa das mulheres
O Plano Nacional de Segurança, a ser colocado em prática pelo Governo Federal nos próximos dias, terá início em três capitais brasileiras: Natal, Aracaju e Porto Alegre. Um dos focos do Plano é o enfrentamento à violência contra as mulheres e a Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM vem mantendo reuniões com os governos locais e a rede nacional de enfrentamento à violência para alinhar as estratégias.
Em Porto Alegre, as mulheres que representam as instituições integrantes da Rede Lilás (Rede de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência) garantiram hoje (09) participação nas atividades e ações contidas no Plano. A decisão ocorreu durante reunião coordenada pela representante da SPM, Vandercy Camargos, e pela diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da SDSTJDH, Salma Farias Valencio.
As mulheres da Rede Lilás, além da garantia de participação, ajudaram na organização do evento. O Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, por ser um ponto de grande circulação, foi definido como local para a prestação e divulgação dos serviços de proteção às mulheres no dia do lançamento.
Vandercy Camargos disse que o importante é o resultado a ser obtido com foco na prevenção à violência contra as mulheres. "O Plano Nacional de Segurança vai nos dar uma visibilidade maior. Por isso a necessidade de inserção de todas as instituições", argumentou.
A diretora do DPM/SDSJDH, Salma Farias Valencio, também falou da visibilidade que o PNS vai dar à política de proteção e autonomia às mulheres. "Precisamos conscientizar a sociedade que a causa da mulher é responsabilidade de todos", enfatizou.
Também participaram da reunião a assessora da SPM, Dórea das Neves Medeiros, o diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da SDSTJDH, Ricardo Bass, as assessoras do DPM/SDSJDH, Rosângela Dorneles e Maria Izabel Kremer, a coordenadora do CERM, Vânia Araújo Machado, Márcia Guerra, e as representantes das entidades que formam a Rede Lilás.
O mesmo trabalho de alinhamento de ações junto às entidades e órgãos estaduais está sendo desenvolvido nas cidades de Natal (RN) e Aracaju (SE), com as representantes da SPM: Irina Storni, de Articulação Institucional e Ações Temáticas, e Bethânia Assis, de Enfrentamento à Violência.