Notícias
SPM lança Relatório Socioeconômico da Mulher brasileira de 2014
Ministra Menicucci entrega exemplar do relatório à deputada Luiza Erundina, autora da Lei que instituiu o Raseam. Foto: Leo Rizzo SPM/PR
Relatório Anual Socioeconômico da Mulher 2014 (Raseam).
A Mesa do evento foi composta pela ministra Eleonora Menicucci e pelas deputadas federais Luiza Erundina (autora da lei que instituiu o Raseam), Damina Pereira (coordenadora da Bancada Feminina) e Elcione Barbalho (Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados).
Também participaram a senadora Vanessa Grazziotin, deputadas, assessorias parlamentares e o corpo técnico da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), responsável pelo Relatório.
Dentre os indicadores do Raseam, a ministra destacou que os dados “já anunciam um protagonismo econômico das mulheres em ascensão e a queda da mortalidade materna”, porém, frisou” ainda temos muito preconceito e discriminação em relação às mulheres, principalmente as negras” .
As taxas de mortalidade materna e as possibilidades de sua redução estão diretamente relacionadas ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde ofertados. “O aumento do acesso das mulheres ao pré-natal é uma das garantias para a redução da mortalidade maternidade, mas as mulheres negras continuam com um acesso menor ao pré-natal”, destacou a Ministra.
O relatório aponta que as gestantes brancas tinham mais acesso ao atendimento pré-natal, sendo que quase 75% delas tiveram sete ou mais consultas. Entre as gestantes pretas e pardas, apenas 56,4% e 54,8%,respectivamente, tiveram acesso a pelo menos sete consultas.
Ao final do evento, a ministra reforçou a importância do diálogo com as parlamentares e conclamou a todas para a mobilização da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ser realizada em março de 2016. Este ano, entre junho e dezembro, acontecerão as conferências municipais e intermunicipais e as estaduais e distritais.
Também informou que a segunda Casa da Mulher Brasileira será inaugurada até o final de abril.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR