Notícias
SPM e IPEA discutem o uso do tempo pelas mulheres
Um dos problemas enfrentados pela maioria das mulheres é a dupla e até mesmo tripla jornada. Para falar sobre o tema, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/SEGO/PR) e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) realizam nessa quarta-feira (18) o Seminário Sobre o Uso do Tempo, que será realizado em Brasília. O evento contará com a participação de representantes da ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho - OIT, Comissão Econômica para América Latina e Caribe - Cepal, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O Seminário vai abordar questões de gênero, com ênfase sobre divisão sexual do trabalho e como ela se traduz no dia a dia das famílias. "Os estudos de uso do tempo podem ajudar a compreender as relações entre a sobrecarga de trabalho feminina e a reprodução das desigualdades de gênero", explica a publicação.
Segundo a publicação, é preocupante a lenta dinâmica das mudanças nos padrões de divisão do trabalho doméstico. As horas dedicadas as atividades de trabalho doméstico mudam pouco para as mulheres, quer elas trabalhem em atividades remuneradas em tempo integral, tempo parcial ou mesmo não desenvolvam atividades remuneradas.
A primeira parte do encontro debaterá os marcos internacionais de medição e valoração do trabalho não remunerado, a desigualdade na América Latina e o uso do tempo no Brasil. Em seguida, especialistas vão discutir conciliação e corresponsabilidade com o trabalho e a família, além de políticas públicas. Na ocasião, serão apresentados dois estudos de caso: uso do tempo na Guatemala e no Uruguai.
A mesa de encerramento do seminário promoverá um debate mais aprofundado sobre as diferenças de gênero e de raça, trazendo um panorama sobre o gênero e a classe nos usos do tempo das famílias brasileiras.
LIVRO
Durante o seminário deverá ser apresentado o livro Pesquisa de Uso do Tempo. A publicação, resultado da parceria entre a SPM e o IPEA, é resultado dos debates realizados durante a 35° Conferencia da Associação Internacional de Pesquisa de Uso do Tempo (IATUR), em 2013.
SERVIÇO
Seminário Uso do Tempo e Gênero
Dia: 18 de outubro de 2017
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea)