Notícias
Secretaria defende fortalecimento das políticas de mulheres nos municípios
A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, participou na terça-feira (12), da reunião do Movimento de Mulheres Municipalistas, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios, a convite da presidente da CMM, Tânia Ziukoski, onde apresentou números que revelam as desigualdades entre mulheres e homens no Brasil, seja no mercado de trabalho, na violência contra as mulheres, na participação política e na ocupação dos espaços de poder e decisão.
Ela destacou que é nos municípios que ocorre a execução dos programas de enfrentamento à violência contra as mulheres e de promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens.
E fez um apelo para que os municípios invistam na implantação de Organismos de Políticas para as Mulheres – OPMs e de Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres.
Os OPMs podem ser secretarias, coordenadorias, núcleos ou departamentos do Executivo Municipal com a função de trabalhar a pauta feminina em ações transversais com todos os órgãos governamentais e da iniciativa privada.
"Os OPMs agem diretamente nas comunidades, em contato direto com cidadãos, produzindo resultados mais eficazes às políticas nacionais", explicou Pelaes, informando que a SPM incentiva a criação dos OPMs. Os Conselhos Municipais são colegiados formados por representantes governamentais e da sociedade civil.
Ao final de sua apresentação, a secretária explicou o funcionamento da Rede Brasil Mulher, uma ampla mobilização nacional para promover a igualdade entre mulheres e homens e enfrentar a violência, de qualquer natureza, contra as mulheres.
Também estiveram presentes a residente da