Notícias
Participação na política e o empoderamento das mulheres são debatidos em Florianópolis
Autoridades e representantes de entidades da sociedade civil durante a abertura da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina Foto: Lis Sayuri
Mais de 300 participantes estão reunidas para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina, em Florianópolis. A abertura do evento, realizada na noite desta terça-feira (23), contou com a participação da secretária adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Linda Goulart. Na ocasião, a secretária adjunta defendeu a maior participação das mulheres na política e pediu o fortalecimento dos mecanismos estaduais e municipais de atendimento à mulher.
Reação – A secretária executiva da Rede Nacional Feminista, Clair Castilhos, fez duras críticas à aprovação, pela Câmara dos Deputados, do destaque ao texto-base da Medida Provisória 696/15, que retira a expressão “perspectiva de gênero” como uma das atribuições do recém-criado Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. “A sociedade patriarcal que nos oprime se acha no direito de administrar a nossa causa. Temos que lutar contra isso. Uma Secretaria da Mulher que não pode tratar da questão de gênero não existe”. A matéria, aprovada na Câmara no último dia 18, ainda poderá sofrer mudanças no Senado Federal.
Ascom – 4ªCNPM