Notícias
Nordeste se mobiliza nos 16 dias de ativismo contra violência
A campanha de sensibilização organizada pela Secretaria de Política para Mulheres da Bahia acontece até o dia 10 de dezembro, com enfoque na conquista da Lei Maria da Penha, com peças gráficas para redes sociais, veículos impressos e rádio, destacando a importância de não retroceder na construção de instrumentos de defesa das mulheres. Na última sexta-feira (28/11) foi inaugurado o busto de Mãe Gilda, no Parque Metropolitano do Abaeté/Salvador-BA.
A Yalorixá Gildásia dos Santos, a mãe Gilda, foi uma importante figura na luta pelo combate à intolerância religiosa, ao racismo e à violência contra as mulheres negras. Ela morreu em janeiro de 2000 e inspirou a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Na Paraíba, para discutir a violência contra a mulher, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana realizou um concurso de fotografias que resultou numa exposição aberta na quinta-feira (27/11) e na distribuição de cartões postais com imagens do Concurso Prêmio Fotográfico “Violência contra as Mulheres: Como enfrentar e Prevenir”. As vencedoras serão premiadas, assim como os selecionados para produção de Obras Audiovisuais inéditas de curta metragem com o tema: “Violência contra a Mulher: O que fazer?”.
Natal - Em Natal, o Movimento Mulheres de Axé realizou no último final de semana (28 e 29/11) oficinas para a discussão sobre violência, preconceito, direitos humanos, entre outros temas, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Zona Norte. A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou o Dia Mundial de Combate à AIDS – 1º de dezembro – para tratar da transmissão da doença entre as mulheres.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR