Notícias
Presidenta Dilma Rousseff abriu a 3ª edição do evento, com 1.600 delegadas e delegados, afirmando que a economia solidária abre portas para o povo brasileiro
Ministra da SPM exalta protagonismo das mulheres na Conferência Nacional de Economia Solidária
"Mulheres são 63,5% dos empreendedores solidários". Foto: Leo Rizzo/SPM]
Em seu discurso, Dilma Rousseff destacou a importância de fortalecer a economia solidária. Afirmou que aprimorará os mecanismos de oferta de crédito para esses empreendimentos, inclusive para as cooperativas. Além disso, dará novos passos na construção do marco regulatório para o setor.
De acordo com a presidenta, esse segmento integra a estratégia de inclusão social, um dos pilares de seu governo. “Nós vamos fortalecer ainda mais os empreendimentos solidários em todo o país. Vamos aprimorar os mecanismos de oferta de crédito para o setor, e vamos dar novos passos na regulação da economia solidária garantindo a ela maior estabilidade e mais sustentabilidade”, garantiu.
Balanço --A ministra Eleonora Menicucci lembrou do papel relevante que as mulheres representam nos empreendimentos solidários e reafirmou que o protagonismo das mulheres é fundamental para avanço da atividade no Brasil. “As mulheres representam 63,5% dos empreendedores solidários”, disse. Segundo dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária, cerca de dois milhões de brasileiros atuam no setor. No mundo, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são cerca de 100 milhões.
A Conferência acontece até domingo (30/11) e tem o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária. Visa ainda elaborar, para esse setor, planos municipais, territoriais e estaduais, além de um Plano Nacional de Economia Solidária com eixos estratégicos de ação, programas, projetos e modelo de gestão.
Na abertura, estiveram presentes os ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a ministra doDesenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho. Também participaram da cerimônia o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, representantes das instituições bancárias que financiam empreendimentos solidários e a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo.
Com informações do Blog do Planalto e Portal Brasil
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR