Notícias
Governo Federal lança Brasil Mulher
Nessa quarta-feira (6), o presidente Michel Temer irá assinar o Decreto que institui o Brasil Mulher, uma rede de mobilização visa conectar Governos, Setor Empresarial, Sociedade Civil e Organismos Internacionais como estratégia para o cumprimento da Agenda 2030, em especial o 5º objetivo de alcançar a igualdada de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas.
O decreto cria o Comitê Executivo que será composto pela Casa Civil e ministérios, da parte governamental e representantes das entidades que irão compor a rede. O Brasil Mulher atuará com base nos eixos da autonomia econômica, enfrentamento à violência, saúde, educação e espaços de poder e decisão.
A assinatura ocorre em uma data simbólica, o Dia do Laço Branco, ocasião que marca a Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e integra a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
"O Brasil Mulher ampliará capacidade de realização, ao viabilizar o diálogo direto entre muitos parceiros ligados à luta pela igualdade de gênero. A expectativa é que esta união fortaleça a implementação da Agenda 2030 da ONU. Juntos, homens e mulheres, vamos vencer os desafios”, explica Fátima Pelaes, secretária de Políticas para as Mulheres (SPM/SEGOV/PR).
Laço Branco
O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, Marc Lepine, um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
Contato:
Andreia Araújo (61) 98136-5131
Niege Neves (61) 98282-6391