Notícias
Eleonora Menicucci participa da V Reunião de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul em Brasília
Ministra Eleonora Menicucci na abertura da reunião de ministros de Assuntos Sociais do Mercosul. Foto: Leo Rizzo
Na tarde desta sexta-feira (19/06), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, participou da V Reunião da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul (CCMAS) e assinou a Declaração de Brasília. O documento congrega os principais acordos do bloco para a área social.
Na reunião presidida pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, foram debatidas as prioridades para o Mercosul e a identificação de políticas que reforcem a integração social, inseridas no Plano Estratégico de Ação Social do bloco.
Tereza Campello reforçou o modelo de desenvolvimento econômico com inclusão social adotado pelo governo brasileiro e disse ser fundamental que a agenda social continue a criar uma ampla rede de integração em todos os sentidos.
A ministra Eleonora Menicucci falou sobre os avanços na aplicação da Lei Maria da Penha e na implantação das políticas que beneficiam as mulheres que se encontram em situação de violência, com destaque para a Casa da Mulher Brasileira. Ela aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a Reunião de Ministras e Altas Autoridades do Mercosul (RMAAM), que ocorrerá de 6 a 8 de julho próximo, em Brasília, sob a presidência do Brasil.
Participaram da reunião, o ministro de Ação Social do Paraguai, Héctor Cárdenas, a embaixadora da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, Maria de Lourdes Urbaneja Durant, representantes dos governos da Argentina e Uruguai e de diversos órgãos do governo brasileiro. Entre eles, os secretários-executivos do Ministério da Secretaria- Geral da Presidência da República, Laudemir Muller, e do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Coelho, e o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves.
Criada em 2008, a CCMAS surgiu da necessidade de avançar no desenvolvimento das dimensões social e participativa no Mercosul, para fortalecer o processo de integração e a superação das assimetrias entre os países que integram o bloco. A comissão tem como principal objetivo coordenar a implementação das políticas sociais do Mercosul, além de incentivar a participação da sociedade civil.