Notícias
Eleonora Menicucci fala sobre a força das mulheres rurais no encerramento da Marcha das Margaridas
Eleonora Menicucci fala sobre a força das mulheres rurais no encerramento da Marcha das Margaridas. Foto: Divulgação SPM
Na ocasião, a Ministra destacou a força e a determinação das mulheres, a luta de Margarida Alves e a resistência da presidenta Dilma Rousseff. “A resistência de quem não aceita rompimentos democráticos, resistência de quem enfrentou regime militar e sofreu as mais perversas violações de direitos humanos, em defesa de ideais e dos companheiros e companheiras de luta. A resistência de quem não se dobra a vozes autoritárias de hoje e de ontem, que visam o enfraquecimento da democracia, a não respeitar a vontade soberana do povo”.
A ministra lembrou ainda que conheceu pessoalmente Margarida Alves, a quem definiu como mulher de “força e determinação”. Margarida foi a primeira mulher a presidir um sindicato de trabalhadores na Paraíba. Ela foi assassinada com um tiro de espingarda calibre 12, disparada por um matador de aluguel em 12 de agosto de 1983, por causa de disputas entre sindicatos e latifundiários da região do Brejo Paraibano. A ministra afirmou que todas as brasileiras são vitoriosas, porque lutam diariamente contra o machismo e todas as manifestações preconceituosas. “São mulheres que, com a força das mãos e suor do seu trabalho, lutam por uma vida melhor”, frisou.
A Ministra, que também participou da abertura do evento na terça-feira (11/08), criou por meio de portaria Grupo de Trabalho para atuar em políticas para o enfrentamento à violência contra a mulher no campo e na floresta e na água, em atendimento às reivindicações da Marcha.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou durante a cerimônia a assinatura do decreto com as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário, a ampliação dos limites de renda familiar anual e patrimônio familiar máximo para que as famílias possam requisitar crédito e a capacitação de 10 mil promotoras legais pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
A Presidenta anunciou ainda a implantação de mais 100 mil cisternas produtivas até 2018, garantindo água para produção e implantação de quintais produtivos agroecológicos, garantiu que vai continuar trabalhando na elaboração do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos e prometeu ampliar o número de vagas em creches e pré-escolas nas cidades e no campo.
Ao final de sua saudação, a ministra da SPM exaltou a participação social das mulheres. “Juntas continuaremos a defender o Estado democrático de direito no nosso país e o respeito intransigente ao voto popular”.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República lamenta a morte das margaridas Maria Pureza dos Santos Nascimento, 62 anos, do Sergipe; Maria Ozenira Cardoso Araújo, 44, do Piauí; e Izabel Gonçalves dos Santos, 54, do Pará ocorridas durante a Marcha das Margaridas, nos dias 11 e 12 de agosto.
Congresso realiza sessão para homenagear a 5ª Marcha das Margaridas
Ainda na quarta-feira (12/08), o Congresso realizou, no plenário do Senado, sessão em homenagem à 5ª Marcha das Margaridas. A SPM foi representada pela Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Rosali Scalabrin.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR