Notícias
O evento foi nesta quarta-feira (09/09) no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e contou com cerca de 200 participantes
Eleonora Menicucci abre a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de João Pessoa
Cerca de 20 meninos e meninas da creche Julia Ramos dançaram e cantaram a letra do tema campanha de enfrentamento à violência contra a mulher “Quem ama abraça”. Foto: Divulgação SPM
Em sua fala, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci abordou sobre a necessidade de aumentar a participação das mulheres na política. "Enquanto tivermos este sistema eleitoral não teremos espaço. Queremos paridade", afirmou.
Eleonora Menicucci reconheceu que o caminho para alcançar esse objetivo "é longo e até chegar lá será preciso adotar sistemas de quotas", afirmou. "Além disso, os partidos tem que cumprir a lei e ter recursos equitativos para homens e mulheres", disse. Outro tema relevante apontado pela ministra e que deve ser discutido em todas as etapas das conferências são as questões relacionadas à autonomia econômica das mulheres.
Para uma das organizadoras no Estado da Paraíba da Marcha Mundial das Mulheres Negras que acontecerá em novembro deste ano em Brasília, Socorro Pimentel, a Conferência representa, antes de tudo a organização política das mulheres "para que possamos lutar cada vez mais pela nossa valorização em todas as esferas de poder".
Viviane Alves, uma das organizadoras da conferência em João Pessoa, explicou que a fase municipal está focada na mobilização das participantes com vistas às etapas estaduais e a nacional. Ela esclareceu que as conferências estaduais revelarão os itens que avançaram nas pautas dos encontros municipais e temáticos. Em João Pessoa foram realizadas conferências dentro do Eixo 2, focadas no trabalho, saúde da mulher, educação inclusiva e enfrentamento à violência.
Participaram da mesa de abertura a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; o promotor da Defensoria da Mulher, Rogério Lucas de Oliveira; a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria da Guia Lima; a representante dos movimentos feministas, Joana D' Ark da Silva; a Secretária Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Giucélia Araújo de Figueiredo; a representante da Universidade Federal da Paraíba, Wilma Mendonça, e a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Educacional, Pesquisa e Extensão da Unipê, Iany Cavalcanti da Silva Barros.
A vice-governadora destacou a importância de se conhecer a pauta feminina, mostrando o relevante papel das políticas voltadas para as mulheres. "As políticas tem que chegar aonde há necessidade", enfatizou.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e tem como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A conferência acontece nesta quarta e quinta-feira (09 e 10/09).
Apresentações - A cerimônia de abertura teve apresentações de performance com a atriz Betânia, de música com a cantora Vera Lúcia e de um grupo de crianças que encenaram a música "Quem ama abraça". Cerca de 20 meninos e meninas da creche Julia Ramos, do bairro da Torre, dançaram e cantaram a letra do tema campanha de enfrentamento à violência contra a mulher “Quem ama abraça”.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR