Notícias
O evento faz parte do “Mulheres do Brasil”, um ciclo de encontros que serão realizados por todo o país
Belém sedia I Encontro de Mulheres da Amazônia, promovido pela SPM
Acontece nessa segunda (12) e terça-feira (13), na cidade de Belém (PA), o I Encontro Mulheres da Amazônia, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e Integração Nacional. O evento abre o ciclo de debates “Mulheres do Brasil”, que ocorrerá em todas as regiões do país.
Nessa edição, participam mais de 200 lideranças comunitárias e gestoras de todos os estados da Região Norte. A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Pelaes, ressaltou a importância de respeitar as particularidades de cada região do Brasil na execução das políticas públicas.
Fátima Pelaes disse que serão debatidos, nos dois dias de reuniões, temas como ações de promoção da autonomia econômica, empoderamento, enfrentamento à violência e saúde integral da mulher.
"Nós, como mulheres da Amazônia, sabemos das dificuldades que enfrentamos. Temos problemas iguais por todo o país, nós precisamos de saúde, de enfrentarmos à violência, de educação, mas as realidades são diferentes. A realidade da Amazônia é completamente diferente da realidade dos Pampas, por exemplo".
A secretária disse que o objetivo do encontro é promover uma escuta social com as diversas lideranças com a finalidade de subsidiar melhorias nas ações e programas. "O que pretendemos, por meio da apresentação de práticas exitosas, é dar visibilidade ao que está sendo feito. O debate que teremos aqui vai subsidiar o avanço nas políticas públicas implementadas. Nós mulheres somos protagonistas, mas precisamos dialogar com os homens para combater a cultura machista que impera", explicou.
A procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) ressaltou o trabalho realizado pela bancada feminina, mas ponderou que na política "ainda temos muito que avançar. Mas acredito que juntos, a cada passo, vamos construir essa questão da representatividade. Se nós não tivermos tempo e financiamento, não vamos conseguir de forma alguma avançar.”
Estiveram, ainda, presentes na abertura a promotora de Justiça do Pará, Lucinery Resende; a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões; o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal no Pará, Guilherme Antônio Bacellar Cruz; e a coordenadora de Integração de Política para Mulheres do Estado do Pará, Maria Trindade.
Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM
Ministério da Justiça e Cidadania
Governo Federal