Notícias
Audiência pública discute violência contra a mulher em MS e os nove anos da Lei Maria da Penha
Elisa Colares representou a SPM em audiência no Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação AL/MS
A analista de Políticas Sociais da Secretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Elisa Sardão Colares, participou de audiência pública sobre os nove anos da Lei Maria da Penha, nesta quinta-feira (27/08), na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
Elisa Colares apresentou dados da ONU de 2014, os quais demonstram que 70% das mulheres do mundo já sofreram ou sofrerão violência e que uma, em cada cinco, são ou serão vítimas de violência sexual, independentemente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social. “Dos 25 países com maiores taxas, 14 são da América Latina. A cada hora e meia uma mulher morre no país pelo simples fato de ser mulher”, alerta a analista de políticas sociais.
De acordo com dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) do Mato Grosso do Sul, de 1º de janeiro a 15 de agosto de 2015 foram registrados 4.338 casos de violências cometidas contra mulheres, um aumento de 40% em relação ao mesmo período no ano anterior. Segundo a delegada titular da Deam, Rosely Molina, são presos, em média, mais de 700 homens por ano em Mato Grosso do Sul. “ Atendemos de 80 a 120 mulheres por dia. Não pode deixar de denunciar e a sociedade tem que se unir, denuncie anonimamente, se for o caso. Precisamos rever conceitos para evitar mortes. Com as denúncias e medidas protetivas estamos avançando”, afirmou a delegada.
“Toda mulher tem direito de ser livre, de tomar suas decisões, de querer garantir a criação dos filhos em paz e com segurança. A Lei Maria da Penha veio para que os crimes de violência contra a mulher não ficassem impunes”, afirmou a deputada Mara Caseiro, proponente da audiência.
O avanço na legislação de proteção à mulher, com a sanção da lei do feminicídio em março deste ano pela Presidenta Dilma Rousseff, também foi abordado por Elisa Colares.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR