Notícias
Andradina (SP) recebe unidade móvel de atendimento à mulher em situação de violência
Assinatura do Termo de Doação de "ônibus da mulher" para Andradina. Foto: Leo Rizzo
A Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, assinou na manhã desta quinta-feira (05/05) o termo de doação de uma unidade móvel para o Atendimento às Mulheres do Campo e da Floresta Vítimas de Violência , para a prefeitura de Andradina (SP). A doação foi assinada pela Secretária Especial, pelo prefeito d e Andradina, Jamil Ono, e pela Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves.
Segundo Eleonora Menicucci, as unidades distribuídas para todos os estados pela SPM desde 2013 têm feito a diferença nas áreas que atuam. Na medida em que levam informações sobre a Lei Maria da Penha e prestam atendimento à mulher em situação de violência, o chamado “ônibus da mulher” faz com que a mulher tenha acesso à proteção prevista na lei, como medidas protetivas, entre outras. O Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher – registrou um aumento de 17% das ligações realizadas por mulheres rurais desde que os ônibus começaram a circular.
“Tenho certeza que o ônibus será bem aproveitado em Andradina”, disse Eleonora Menicucci ao prefeito Jamil Ono, no ato de assinatura do termo. O prefeito informou que a Prefeitura dispõe de diversos serviços voltados para a comunidade rural e destacou que a unidade será bastante útil. A Secretária Aparecida Gonçalves elencou os equipamentos disponíveis no ônibus e falou da necessidade de treinar equipe para trabalhar na unidade.
A unidade móvel é um ônibus adaptado e equipado com duas salas para o atendimento emergencial, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias das mulheres e para prestar o primeiro atendimento com orientação adequada e humanizada. Ele vai circular pelas áreas mais afastadas do município de Andradina, possibilitando o acesso dessas mulheres aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O ônibus também é usado para levar palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha às moradoras da área rural, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres .
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Contatos: 61-3313-7406 -
spmimprensa@spm.gov.br