Notícias
Acesso à justiça é debatido em encontro na Espanha
Aline Yamamoto representou a Secretaria no Evento. Crédito: Divulgação
Nesta quarta-feira (21/10), Aline Yamamoto integrou a mesa “As mulheres são as primeiras beneficiárias do acesso à justiça?” e apresentou as ações que o Brasil vem desenvolvendo para ampliar o acesso à justiça das mulheres vítimas de violência sexual e o enfrentamento ao feminicidio, duas formas gravíssimas de violência contra as mulheres. A organização e humanização do atendimento das mulheres em situação de violência sexual é uma das ações do Programa Mulher, Viver sem Violência.
Participaram da mesa, também, a presidenta da Corte Suprema de Justiça da Costa Rica, Zarela Villanueva Monge; a defensora geral da Nação da Argentina, Stella Maris Martínez; a vice-ministra de Proteção aos Direitos das Mulheres do Paraguai, Estela Sánchez; a fiscal especial da Mulher da Promotoria Geral de Honduras, Mercedes Bustillo; e a diretora de Programas do Departamento de Igualdade e Direitos dos Cidadãos da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, Maria Amor Martin. A moderação ficou a cargo da secretária geral do Observatório Internacional de Justiça Juvenil, Cristina Goñi.
O objetivo do Seminário é abordar – de modo transversal – as temáticas mais importantes da matéria sob o aspecto da Carta de Brasília sobre acesso à justiça das pessoas em situação de vulnerabilidade, desde sua adoção, em 2008, até sua plena implementação nos países latino-americanos.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR