Notícias
13/02 – Em Natal, rodada de oficinas sobre trabalho decente na Copa é encerrada hoje (13)
“O objetivo é identificar oportunidades e demandas, sensibilizar e mobilizar os atores e atrizes envolvidos e construir uma agenda de ações que beneficiem as brasileiras e brasileiros”, afirma a secretária adjunta da SPM, Neuza Tito
O governo federal encerra, nesta quinta-feira (13/01), em Natal, as Oficinas de Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos. Os encontros são pensados para garantir quantidade e qualidade, sem nenhum tipo de discriminação, dos empregos diretos e indiretos criados em razão dos grandes eventos, como a Copa do Mundo. As reuniões realizadas nas cidades-sede dos jogos, que ocorrerão em junho e julho, envolvem representantes dos governos estaduais e municipais, além de empregadores, trabalhadores e trabalhadoras e organizações da sociedade civil.
Lideradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), as oficinas atuam para assegurar a todas e todos o trabalho decente, preocupando-se também com a inclusão de públicos específicos como mulheres, juventude, negros e negras e pessoas com deficiência.
“O objetivo é identificar oportunidades e demandas, sensibilizar e mobilizar os atores e atrizes envolvidos e construir uma agenda de ações que beneficiem as brasileiras e brasileiros”, afirma a secretária-adjunta de Políticas do trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Neuza Tito, que participa da oficina de Natal.
Os integrantes do Subcomitê para a Promoção de Trabalho Decente nos Grandes Eventos procuram obter junto aos participantes um compromisso com a situação de empregabilidade no período dos jogos. Os participantes das oficinas de Cuiabá, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte assinaram, durante as oficinas, o Termo Público de Compromisso pelo Emprego e Trabalho Decente na Copa do Mundo FIFA 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
A cidade de São Paulo realizou um seminário, em novembro passado, onde houve um ato de assinatura do Termo de Compromisso, com adesão de várias entidades, inclusive empresas. Recife, capital pernambucana, criou um Comitê Gestor que vai coordenar a busca de adesões ao compromisso.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres