Notícias
08/09 – Eleonora Menicucci participa de lançamento de Brasileirão Feminino 2014
Vinte equipes disputarão título em 120 jogos
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participou nesta segunda-feira (08/09) do lançamento do 2º Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Caixa 2014, ocorrido em São Paulo.
A profissionalização da modalidade feminina é defendida pela SPM como uma das formas de combater a discriminação de gênero. “Por que cuidamos de futebol feminino? Porque é uma porta aberta definitivamente para a autonomia feminina. Para que vocês possam se apropriar dessa beleza que é um país de chuteiras femininas e masculinas. Nós, mulheres, temos nos sobressaído em todos os esportes”, declarou Menicucci.
O ministro Aldo Rebelo disse ser um apaixonado por futebol feminino. "Sirvo, como ministro, a uma presidenta que também é uma entusiasta dessa modalidade”, afirmou. “Precisamos ter divisões regulares com competições frequentes como a Sub15 e outras, porque aí se revelam as atletas. O Toninho [Nascimento, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor] tem a ideia de que todo time que tenha patrocínio da Caixa tenha sua divisão de futebol feminino”, completou Rebelo.
De acordo com a coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, a intenção é fazer um calendário do futebol feminino. “Este ano já temos a Fox Sports, que vai transmitir todo o campeonato, e a TV Brasil, que vai passar a semifinal e a final”, informou.
Times – Vinte equipes vão disputar o título do Brasileirão feminino, que ano passado teve o Centro Olímpico como vencedor. O campeonato acontecerá de 10 de setembro a 22 de novembro. O calendário prevê a realização de 120 Jogos divididos em 20 rodadas, com patrocínio da Caixa e transmissão do canal Fox Sports.
Os primeiros jogos acontecem na quarta-feira (10/09), em estádios de São Paulo, do Amazonas e do Ceará. O campeonato envolve times de 14 estados e do Distrito Federal. Entre eles estão Vasco, Botafogo, Portuguesa e Bahia.
Além dos representantes do Ministério do Esporte e da ministra Eleonora Menicucci, participaram do lançamento do Brasileirão o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, o vice-presidente da Caixa, Fábio Ferreira Cleto, o diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elísio da Costa Neto, e o técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Oswaldo Alvarez, entre outras autoridades.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal