Notícias
02/10 - Eleonora Menicucci abre o Outubro Rosa em Brasília
Durante este mês, prédios e monumentos são iluminados com a cor rosa para alertar as mulheres sobre o câncer de mama
Veja mais fotos do evento
Na noite desta quarta-feira (1º/10), a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), acendeu simbolicamente a iluminação, na cor rosa, dos principais monumentos e prédios públicos de Brasília. O ato fez parte do início da campanha Outubro Rosa, que busca chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo Eleonora Menicucci, desde 2008 o governo federal abraçou a campanha e vem se empenhando em garantir as políticas necessárias para reduzir a mortalidade de mulheres vítimas do câncer de mama.
“O câncer de mama é o que mais mata as mulheres, com uma ocorrência de 56,1 a cada 100 mil. O que nós queremos garantir é que essa mulher possa ter acesso ao diagnóstico e tratamento, que pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O que queremos alertar é para que as mulheres possam fazer exames e o tratamento nas unidades de saúde e que possamos reduzir essas taxas”, disse.
A cerimônia de lançamento no Panteão da Liberdade na Praça dos Três Poderes reuniu mulheres que passaram ou passam pelo tratamento de câncer da mama no Distrito Federal e autoridades. Entre elas, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
O Outubro Rosa é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, bem como a sensibilizar governos e entidades privadas sobre a necessidade de compartilhar a responsabilidade pela saúde da mulher por meio da oferta de equipamentos adequados e acesso à informação.
Em Brasília, estão iluminados os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Nacional, Memorial JK, Palácio do Buriti e Anexo, Catedral, Ponte JK, Palácio da Justiça, Itamaraty, Delegacia da Mulher, Câmara Legislativa do DF e a sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), que fica no Centro Cultural Banco do Brasil.
Com informações do Portal Brasil
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal