Notícias
Conferência Municipal de Serra (ES) debate a autonomia econômica e política das mulheres
Suzi Huff Theodoro representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), durante sua palestra em Serra (ES). Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Seppom)
Discutir e elaborar propostas de políticas públicas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres foram temas amplamente debatidos durante a 3ª Conferência de Políticas para Mulheres do município de Serra, no Espírito Santo.
Organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Seppom) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana (Commus), o encontro que aconteceu no último sábado (26/09), reuniu cerca de 100 participantes.
A ex-senadora Ana Rita falou da importância do fortalecimento dos Conselhos e dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs) e abordou o eixo I que trata da contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidade.
O eixo IV, que se refere ao Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres, foi apresentado pela representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Suzi Huff Theodoro. Em sua palestra, Suzi afirmou que uma das prioridades da SPM é o fortalecimento dos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres e que o empoderamento desses Organismos representa a ampliação e o alcance das políticas públicas para as mulheres.
Segundo ela, durante as discussões dos eixos temáticos na conferência de Serra, foi possível perceber que uma das recomendações das participantes foi o incentivo para que o Estado do Espírito Santo viabilize a criação de mais OPMs municipais, bem como de instalação de Conselhos, a exemplo do que já ocorre em Serra”, completou. Suzi Huff Theodoro disse ainda que a criação de um fundo municipal para o município capixaba foi destaque durante as discussões.
Em sua palestra, a vice-prefeita de Serra, Lourência Riani enfatizou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria junto às mulheres do município e, em especial, o desempenho da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Corrêa Miranda Malini, organizadora do encontro.
O encontro que aconteceu no sábado, no auditório da Paróquia São Francisco de Assis, foi encerrado com a eleição de 12 delegadas (sendo seis da sociedade civil organizada, quatro do poder público e duas do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres).
Participaram do evento a gerente Estadual de Políticas para Mulheres, Nice Nicchio; a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Luciana Malini e o ex-deputado estadual Jamir Malini, entre outras autoridades. Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal do Negro (Conegro); Associação de Mulheres Unidas da Serra (Amus); União Brasileira de Mulheres (UBM); Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CDDH); Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS); Instituto Formar; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Instituto Goiamum (Pescadoras); Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor; Rede de Desenvolvimento Solidário da Serra; Associações de Moradores de bairros e estudantes de várias escolas estaduais e faculdades.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR