Notícias
Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Porto Velho debate o empoderamento feminino
Rose Scalabrin, secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) falou sobre as conquistas e avanços das políticas públicas para as mulheres. Foto: Divulgação
O evento foi aberto pela coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Vanuza Nascimento Machado, que afirmou estar satisfeita com o número significativo de mulheres na conferência e com a qualidade da abordagem do tema central e cada um dos quatro eixos da conferência nacional, marcada para março de 2016. Ela lembrou a importância das mulheres buscarem mais espaços de poder e continuarem na luta por seus direitos. “Temos que fazer valer a nossa voz e buscar melhorias”, comentou.
Em seguida, a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Rose Scalabrin, discorreu sobre o tema central da 4ª Conferência Nacional - "Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres" -, e abordou as conquistas e avanços das políticas públicas para as mulheres.
Para a secretária, as “conferências municipais têm objetivo de estimular e fortalecer o debate das políticas públicas, principalmente quanto ao empoderamento das mulheres em todos os segmentos da sociedade”, disse. Rose Scalabrin falou da importância de discutir a contribuição que o movimento de mulheres e os conselhos têm dado no processo de construção de políticas públicas, na luta pelos seus direitos e da participação dessas mulheres nos espaços de poder. “Temos hoje uma sub representação da mulher, com participação política de menos de 10%, apesar de sermos a maioria da população brasileira. Além disso, a luta pelos direitos das mulheres deve ser uma luta de Estado e não de governo”, completou.
Segundo Rurany Ester Silva, coordenadora geral dos Programas e Ações de Saúde da Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), que participou de todos os debates, a conferência comprovou ser um bom espaço de “discussão para o fortalecimento dos organismos como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, além de possibilitar a publicização das ações que as mulheres rondonienses estão desenvolvendo”, explicou.
Foram eleitas as dez delegadas que vão integrar a etapa estadual da conferência, marcada para os dias 07 e 08 de dezembro.
A conferência teve a participação do secretário municipal de Assistência Social, Daniel Vieira que representou o prefeito Mauro Nazif, além de integrantes dos movimentos da luta pela igualdade das mulheres de diversos segmentos sociais (negras, brancas, indígenas, lésbicas, homossexuais, bissexuais, transexuais, mulheres com deficiência, mulheres do campo e da floresta e das águas, povos e comunidades tradicionais e das diferentes faixas etárias).
O evento contou com apresentações culturais e uma feira de produtos artesanais feitos pelas as artesãs de Rondônia. A conferência teve tradução em libras para facilitar a acessibilidade das participantes. E foi promovido pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres; Prefeitura Municipal de Porto Velho; Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR