Notícias
Já durante o encontro no município de Pedro II foi anunciada nomeação das representantes do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres
Conferência de Teresina debate avanços nas políticas públicas para as mulheres
Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina
Com o tema, "Mais direitos, participação e poder para as mulheres", as mais de 350 participantes da III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Teresina (Piauí) debateram e aprovaram pontos que devem ser apresentados durante a Conferência Estadual. Também foram eleitas delegadas que vão representar o município na próxima etapa. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento foi promovido pela prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), de 11 e 13 de setembro, no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Segundo uma das organizadoras Maria Luisa Vieira e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), a expressiva participação das mulheres na conferência mostra que a luta por mais espaços e mais direitos se fortalece a cada dia. "E vamos continuar lutando para que conquistemos mais direitos e mais espaços na política", reiterou.
A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/ PR), Rose Scalabrin, que esteve presente nos dois dias da conferência, aproveitou para reforçar os temas dos quatro eixos, com destaque para os principais avanços das políticas para as mulheres do governo federal. Ela abordou ainda os desafios de se avançar na institucionalização das políticas, seja ampliando o número de OPMs e fortalecendo os existentes, seja criando um sistema nacional de política para as mulheres. “A maior parte das quase 1,5 mil conferências municipais, foca em avaliar os avanços, discutir quais os desafios em relação a mais direitos para as mulheres, mas sempre observando que a ascensão da mulher ao poder ainda precisa avançar muito em nosso país", completou.
A secretária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Rosa de Lourdes, também participou da conferência e reforçou a importância da atuação dos Conselhos e da sociedade civil no processo de construção e avanços nas políticas públicas para as mulheres.
A Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Mais debates no município de Pedro II
Rose Scalabrin esteve presente na noite de quinta-feira (10/09) na II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Pedro II, interior do estado piauiense, onde palestrou sobre mais direitos, participação e poder para as mulheres, destacando os avanços nas políticas públicas para as mulheres nos últimos anos e dos grandes desafios que ainda existem para fazer valer os direitos das mulheres. “Temos que avançar, sobretudo no enfrentamento à violência, na mudança da cultura machista, racista e opressora com destaque para a necessidade de mudanças no sistema político e eleitoral brasileiro para permitir maior representação das mulheres nos espaços de poder”, disse.
O encontro contou com a participação da senadora Regina Sousa, que considera as conferências como importantes ferramentas para discutir o papel das mulheres. "Faz parte da luta das mulheres por maior participação e emancipação política e de enfrentamento à violência. Todas essas propostas vão se transformar em projeto de lei que garanta políticas públicas efetivas voltadas para as mulheres", disse.
Durante o encontro a prefeita Neuma Café anunciou o decreto de nomeação das representantes do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres.
A conferência em Pedro II foi realizada dias 10 e 11 de setembro e promovida pela Prefeitura, através da Coordenadoria da mulher e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR