Notícias
Conferência de Pará de Minas recebe a ministra Eleonora Menicucci
Ministra participa da 1ª Conferência de Pará de Minas. Foto: Divulgação SPM/PR
A 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Pará de Minas (MG) reuniu mais de 250 mulheres, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, nesta segunda-feira (21/09), em uma cerimônia na qual foram apresentadas as propostas que o município levará à etapa estadual, a ser realizada em Belo Horizonte. O evento teve a participação da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM); da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Mari Greco; do deputado federal Eduardo Barbosa, e do prefeito Antônio Júlio de Faria.
Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lázaro; o secretário de Infraestrutura, Geraldinho Cuíca; o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Barbosa, e demais autoridades do executivo municipal, do poder judiciário e do Estado de Minas.
Em sua palestra, Eleonora Menicucci falou sobre o papel da mulher na sociedade, no mercado de trabalho e nos espaços de poder. Para uma plateia atenta, ela destacou a importância da igualdade de oportunidades, os avanços da Lei Maria da Penha e os programas do governo federal que priorizam a mulher, como o “Minha Casa, Minha Vida” e o Bolsa Família.
A Ministra apresentou as principais ações da SPM voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher, destacando os principais eixos do Programa Mulher, Viver sem Violência , com a Central de Atendimento à Mulher Ligue 180 e as unidades móveis de atendimento às mulheres do campo e da floresta. “Não podemos mais aceitar a cultura de violência. Ainda quero ver o Brasil sem violência”, afirmou. Ao realizar sua primeira conferência, segundo a Ministra, “Pará de Minas tem tudo para fazer a diferença”.
Pará de Minas desenvolve diversas ações de apoio à mulher em situação de violência. Uma delas é o “Pra Mulher” que conta com a participação da Delegacia da Mulher, que tem à frente a delegada Ana Cristina de Oliveira Bicalho Leão. De acordo com a delegada, o programa é um sucesso e começa a ser estendido ao agressor também. “Não adianta tratar só a mulher. O homem também precisa de tratamento. Estamos sempre buscando reforçar e aprimorar o que já temos”, explicou. Para Patrícia Miranda, que atua no “Pra Mulher”, a conferência foi uma oportunidade para mostrar o que está sendo feito e para buscar apoio para novas ações.
A presidente do Conselho, Mari Greco, após apresentar as propostas levantadas nas duas pré-conferências realizadas pela Prefeitura, em agosto, disse que a conferência de Pará de Minas representa “a construção de um novo capítulo na história do município”.
Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”, foram aprovadas, entre outras propostas, a necessidade de implementar e facilitar o acesso pleno às creches a todas as mulheres que precisarem; a garantia e estruturação de políticas de informação continuada, envolvendo toda a rede de serviços de proteção à mulher; e o apoio e ampliação de programas e grupos que já desenvolvem projetos de capacitação às mulheres empreendedoras e ou incentivam e facilitam a inserção delas no mercado de trabalho.
Ao final, Mari Greco apresentou uma a uma das delegadas que vão representar Pará de Minas na etapa estadual. Pelo poder público, além dela, irá para Belo Horizonte Lucilaine Aparecida de Araújo Chaves. Pela sociedade civil foram eleitas Ana Paula Couto, Laís Araújo Moreira, Mônica Siqueira, Carina Araújo Souza e Solange Araújo de Oliveira.
Apresentações - As apresentações de música e dança tornaram a conferência também um momento festivo. O grupo folclórico Chegar Poético, dirigido por Isabel Faria, cantou músicas de compositores mineiros. O Coral SOVIDA, formado por mulheres da Fazenda de Recuperação Feminina Sociedade Amor a Vida, presidida por Pedro Henriques, também chamou a atenção. O Quarteto Refinado, composto por mulheres, cantou o Hino Nacional e outras canções.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR