Notícias
06/07 - Ministra Eleonora representa presidenta Dilma Rousseff em celebração dos 30 anos do Comitê Cedaw
Publicado em
06/07/2012 20h30
Atualizado em
09/07/2012 08h28
Primeira oradora do evento, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres vai ler carta enviada pela presidenta Dilma Rousseff às Nações Unidas
Os 30 anos de criação do Comitê para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw) serão comemorados na próxima segunda-feira (09/07), em Nova York, na 52ª Sessão do Comitê. A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), é uma das convidadas de honra da cerimônia e primeira oradora do evento, que será aberto pelo secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, e pela secretária-geral adjunta das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet.
Representando a presidenta Dilma Rousseff, a ministra Eleonora vai ler carta enviada por ocasião dos 30 anos do Comitê Cedaw. No documento, a presidenta Dilma reafirma o compromisso do Brasil para a implementação da Convenção Cedaw, o avanço no enfrentamento à violência contra as mulheres, a partir da criação da Lei Maria da Penha, e o investimento do governo brasileiro no protagonismo das mulheres como estratégia de desenvolvimento.
Em seguida, a palavra será concedida a Shanti Dairiam, fundadora do Observatório Internacional sobre os Direitos das Mulheres para Ásia e Pacífico. Ao longo da cerimônia, serão destacados os esforços do Comitê Cedaw em favor da proteção e da promoção dos direitos humanos das mulheres, conforme estabelecido na Convenção. Haverá, ainda, um espaço especial para o reconhecimento da participação e liderança política das mulheres nos últimos 30 anos, em razão da atuação do Comitê para a garantia dos direitos das mulheres junto aos Estados parte.
Presidido pela brasileira Silvia Pimentel, o Comitê Cedaw é a instância de acompanhamento da implementação da Cedaw, adotada pela Assembleia Geral da ONU, em 1979, e, em vigor, desde 1981. A convenção é constituída por um preâmbulo e 30 artigos, sendo que 16 deles contemplam direitos substantivos que devem ser respeitados, protegidos, garantidos e promovidos pelos Estados.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR