Campanha Junho Violeta
Esta campanha consiste na realização de um evento anual, no mês de Junho, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa que tem como objetivo discutir a violência contra a pessoa idosa e pensar medidas de enfrentamento desse grave problema social com autoridades e profissionais especializados nessa área de atuação.
Em 2024 foi realizado o evento “JUNHO VIOLETA” – ENFRENTAMENTO AO IDADISMO E TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA”, que ocorreu no dia 18 de junho de 2024, no Auditório da ANAC (Edifício Parque Cidade Corporate Torre A, 1º andar).
Resultou como produtos:
- Assinatura do TED com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
- Acordo de Cooperação Técnica com Fiocruz e MPDFT;
- Assinatura do TED com a Fiocruz – Educação em DH;
- Lançamento do Edital de Premiação de Experiências Exitosas no campo da promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa;
- Lançamento do Boletim – Igualdade e não Discriminação por razões de idade: Um valor (Bio)Ético primeiro;
- Lançamento da Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa: enfrentamento à violência patrimonial e financeira;
- Lançamento de Edital de Pessoas Idosas. Uniser.
Evento - Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa
Em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e aos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, comemorados em outubro, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa promoveu o evento ‘O amanhã é hoje. O futuro é agora’, em parceria com a Fiocruz Brasília. A abertura teve a presença da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. Ao longo de dois dias, autoridades políticas e especialistas na temática debateram o processo de envelhecimento ao longo da história do Brasil, pensando os avanços do passado, as ações do presente e a urgência da construção de um futuro mais digno, inclusivo e justo para as pessoas idosas. A SNDPI/MDHC foi uma das organizadoras do evento, construindo a programação cultural, a mobilização dos convidados bem como ficou responsável pela logística (solicitação de transporte para a população idosa convidada, recepção e credenciamento dos participantes, entre outras demandas). No evento, foi lançada a Campanha de Enfrentamento à Violência Patrimonial e Financeira com a apresentação do primeiro vídeo da série que abordará sobre os principais golpes praticados contra a pessoa idosa. O conteúdo consta na Cartilha de Apoio à Pessoa Idosa: enfrentamento a violência patrimonial e financeira a qual está disponível no site do MDHC.
Indicação da Unidade Responsável pelo Desenvolvimento e Implementação Executados
Informa-se que a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é a responsável pela realização dos respectivos eventos e campanhas.