Novo Viver Sem Limites: “Memória das Pessoas Negras com Deficiência”
Instituído pelo Decreto nº 11.793/2023, o Plano "Novo Viver Sem Limites" vem com o objetivo de promover os direitos das pessoas com deficiência através da integração de políticas e programas. A CGMET contribui com pesquisas sobre o impacto do racismo e da escravidão nas deficiências.
O projeto “Memoria das Pessoas Negras com Deficiência” integra o Programa Viver Sem Limite e tem como objetivo principal lançar a luz sobre o impacto histórico da escravidão e do racismo na prevalência de deficiências entre a população negra no Brasil. Um fato marcante é que a maioria das pessoas com deficiência no país são negras, e uma grande parcela dessas deficiências estão relacionadas diretamente às condições impostas durante e após o período da escravidão.
Esse projeto propõe realizar uma série de ações educativas e culturais, buscando conscientizar a sociedade sobre essa realidade e resgatar a memória dessas pessoas. As atividades incluem a criação de uma exposição, a produção de um livro acadêmico e de materiais didáticos, todos voltados para aprofundar o entendimento do papel do racismo estrutural na formação dessa estatística.
Entregas Previstas:
- Promoção de exposições física e virtual
- Publicação de livro acadêmico
- Publicação de História em Quadrinhos