Respeite o meu terreiro
A Coordenação de Liberdade Religiosa (CGLIB), do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde(RENAFRO), o Terreiro Ilê Omolu Oxum e o Laboratório de Museologia Experimental/Grupo de Pesquisa MEI da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAMEX/UniRio), divulgam o questionário digital destinado aos dirigentes dos terreiros brasileiros. O objetivo deste questionário é identificar agressões racistas aos espaços e povos dos terreiros afro-brasileiros.
O questionário foi desenvolvido no âmbito do Projeto “Respeite meu terreiro: Racismo religioso contra os povos tradicionais de religiões de matriz africana no Brasil”, o qual realizará pesquisas, mapeamentos e tabulações de dados para a produção de um dossiê/publicação e um painel digital contendo as tabulações dos dados recebidos, voltados à identificação da violência de natureza religiosa contra terreiros brasileiros.
O projeto visa construir políticas públicas voltadas ao combate do racismo religioso, um conceito relativamente recente que pretende ressaltar as camadas de complexidade envolvidas nas práticas de racismo religioso enfrentadas pelas religiões afro-brasileiras, as quais não conseguem ser captadas inteiramente pelo conceito de intolerância religiosa.
Assim, pedimos aos dirigentes dos terreiros no Brasil que respondam ao nosso questionário. Acesse o documento e saiba mais!
Aponte sua câmera para o qr code e conheça os detalhes.