A campanha 18M é uma realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e em conjunto com a Rede Ecpat Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O objetivo é sensibilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento à violência sexual contra o público infantojuvenil. As mobilizações nacionais acontecem desde o ano 2000, quando foi instituída a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Sob o mote “Quebre o ciclo da violência”, a iniciativa contará com diversos produtos de comunicação, uma série de eventos e anúncio de entregas e políticas públicas ao longo do mês. As ações visam convocar os adultos e responsáveis a serem a pessoa em quem as crianças e adolescentes possam confiar para denunciar qualquer tipo de violência sexual.
Outra importante mobilização é o “Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes". Em 2023, uma resolução do Conanda recomendou a utilização da flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.