Notícias
MAIO LARANJA
Cristo Redentor será iluminado nesta quarta (18) em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Das 21h às 22h, o ponto turístico fará referência ao 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Foto: Divulgação).
Em parceria com o Governo Federal, sete capitais brasileiras acenderam luzes laranjas em monumentos locais para celebrar o Maio Laranja – evento anual que marca o enfrentamento ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. Um deles é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ). Das 21h às 22h, o ponto turístico fará referência ao 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“O simbolismo dessa iniciativa nos leva a refletir sobre a necessidade de conscientização, prevenção e repressão aos casos de violação dos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes. Isso nos encoraja a denunciar todo tipo de violência sofrida por este segmento social”, reflete a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Cristiane Britto.
No caso da cidade carioca, a ação acontece em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF) e o grupo de repressão aos crimes cibernéticos do Rio de Janeiro. “Acreditamos que esta ação possa servir de atenção à sociedade. Iluminar um ponto tão importante para o país certamente trará reflexão e curiosidade a respeito desta data que tem um apelo social fundamental”, pontua o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
Pontos turísticos de Natal (RN), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) também fazem parte da iniciativa nacional.
Canais de denúncia
Os crimes cibernéticos como pedofilia, pornografia infantil e outras formas de violência podem ser denunciados pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Todas as denúncias podem ser feitas de forma anônima. Além disso, os registros podem ser feitos por meio do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, pelo Telegram e pelo número de WhatsApp da ONDH: (61) 99656-5008. O serviço está disponível 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados.
Acesse a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos
Maio Laranja
Durante este mês, o Governo Federal está realizando a campanha Maio Laranja. O mês é marcado pela conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Acesse a página da Campanha #MaioLaranja
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538