Notícias
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MDHC divulga resultado preliminar da seleção de representantes da sociedade civil na delegação brasileira na 18ª COSP
Foram selecionadas, preliminarmente, três organizações da sociedade civil que atingiram a pontuação mínima exigida (Foto: Divulgação/SNDPD)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nesta quarta-feira (17/04), o resultado preliminar da seleção de organizações da sociedade civil para integrar a delegação brasileira na 18ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP/CDPD). O evento ocorrerá entre os dias 10 e 12 de junho de 2025, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Em 2024, o MDHC realizou o mesmo tipo de seleção. "A escolha, por edital, de representantes da sociedade civil é uma forma inovadora de promover a legitimidade e a representatividade da delegação brasileira”, destaca a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
Pontuação preliminar
Foram selecionadas, preliminarmente, três organizações da sociedade civil que atingiram a pontuação mínima exigida e cumpriram os critérios estabelecidos no Edital nº 1/2025: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) - 100 pontos; Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) – 61,25 pontos; e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) – 50 pontos.
Conforme previsto no edital, uma das vagas é destinada a uma organização da região Norte ou Nordeste. Como nenhuma das candidaturas elegíveis era dessas regiões, a vaga foi redistribuída seguindo a ordem de classificação geral.
As organizações interessadas têm até o dia 9 de maio de 2025 para informar os nomes dos seus representantes e eventuais acompanhantes. Todas as informações estão disponíveis no site da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A participação na conferência não implicará custos para o governo, já que todas as despesas deverão ser assumidas pelas organizações selecionadas.
COSP
A Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um evento anual promovido pela ONU, onde países signatários discutem a implementação efetiva da convenção.
A edição de 2025 da conferência abordará como tema central a conscientização pública sobre os direitos e contribuições das pessoas com deficiência para o desenvolvimento social antes da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social 2025, em novembro de 2025 em Doha, no Catar. Os subtemas incluem o financiamento inovador para políticas sociais, o uso da inteligência artificial como ferramenta de inclusão e os direitos das pessoas indígenas com deficiência.
Leia também:
Texto: T.A.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa