Notícias
GARANTIA DE DIREITOS
Ministra Macaé Evaristo reforça compromisso com proteção de defensores de direitos humanos em reunião do GTT Sales Pimenta
A reunião debateu os avanços do plano e as diretrizes do anteprojeto de lei que visa instituir essa política pública (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
A importância do trabalho coletivo entre governo e sociedade civil na construção de propostas que garantam a proteção efetiva de defensores de direitos humanos foi salientada pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, na abertura da 10ª reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Sales Pimenta, responsável pela elaboração do Plano Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas.
"Nossa tarefa é buscar os recursos e fazer com que esse plano se torne realidade", ressaltou a titular da pasta, reforçando que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania continuará a se empenhar na defesa dos direitos de quem luta por justiça e direitos humanos no Brasil.
A reunião debateu os avanços do plano e as diretrizes do anteprojeto de lei que visa instituir essa política pública. Além do plano, o GTT, reunido desde a última terça-feira (8), também trabalha na construção de um anteprojeto de lei sobre a política de proteção para essas categorias, que enfrentam constantes riscos em decorrência de sua atuação.Por fim, Macaé Evaristo compartilhou ainda sua preocupação com os recentes casos de homicídios de defensores de direitos humanos ocorridos em pouco tempo, desde que assumiu o cargo. "Isso é duro, porque sabemos que são companheiros e companheiras nossas que estão morrendo em função da sua atuação política, da luta por direitos", lamentou a ministra.
Próximos passos
A 10ª reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) Sales Pimenta aconteceu nesta quinta-feira (10) com a presença de representantes da sociedade civil e de ministérios. O colegiado é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas.
O Governo Federal prevê a abertura de um processo de consulta pública sobre a primeira versão do Plano no início de novembro. Além disso, uma audiência pública será realizada no dia 26 de novembro, no Auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A entrega final do Plano e do anteprojeto de lei está marcada para 12 de dezembro, quando serão apresentados à ministra Macaé Evaristo, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), e aos demais ministros envolvidos no GTT.
Sobre o GTT
Instalado em novembro de 2023, no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) atende à necessidade de redução da letalidade e das ameaças a defensoras e defensores de direitos humanos, que são comunicadores e ambientalistas que também decorre de condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo assassinato de Gabriel Salles Pimenta, além de decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Acesse a página do GTT!
Texto: E.G.
Edição: B.N.
Para dúvidas e mais informações:
defensores@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa