Notícias
DIÁLOGO
Direitos Humanos destaca diversidade e colaboração federativa em conferência sobre apoio a políticas migratórias
Ministérios dialogam sobre políticas migratórias antes da 2ª conferência nacional (Foto: Divulgação)
Durante a 1ª Conferência de Apoio às Políticas Públicas de Imigração no Brasil, gestores dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dialogaram sobre o fortalecimento da política migratória nacional. O evento, realizado nessa quinta-feira (24), foi promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e reuniu especialistas, autoridades e representantes de diversos setores sociais.
Na oportunidade, representantes do MDHC trouxeram à tona questões cruciais para a garantia dos direitos humanos dos migrantes. Em uma das mesas, a coordenadora Truyitraleu Tappa destacou a importância da interculturalidade como um eixo transversal nas políticas públicas voltadas para migrações, refúgio e apátrida.
"A interculturalidade deve ser vista como um projeto político e uma decisão estratégica para incluir a diversidade em todos os aspectos das políticas públicas. A diversidade é uma ferramenta poderosa para encontrar soluções inovadoras para os desafios de nossa sociedade", afirmou.
Tappa enfatizou ainda que essa abordagem deve atravessar diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e moradia, além de ações específicas para regularização migratória e abrigamento. Em sua fala, a gestora também apresentou iniciativas em andamento no ministério, como o aplicativo Clique Cidadania, o Fórum de Lideranças Migrantes, capacitações em direitos humanos e o diálogo interfederativo para fortalecer a integração dessas populações no Brasil.
Colaboração
Na mesa de encerramento da conferência, a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, Ana Maria Gomes Raietparvar, reiterou o compromisso reforçado pela ministra Macaé Evaristo em promover uma política de migração que respeite os direitos humanos e fortaleça a inclusão social e econômica dos migrantes e refugiados no país.
A gestora destacou ainda a importância da colaboração entre os entes federativos e a sociedade civil para a implementação eficaz das políticas públicas de imigração, refúgio e apátrida, além de enaltecer o papel da OAB na promoção do diálogo intersetorial.
A atividade contou com a presença do secretário nacional de Justiça do MJSP, Jean Keiji Uema, e contribuirá para a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apátrida (Comigrar), prevista para acontecer entre os dias 8 e 10 novembro.
A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da OAB Nacional.
Leia também:
MJSP e OAB debatem contribuições para a 2ª Comigrar
Texto: S.C.
Edição: R.D.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa