Notícias
DEFESA DA DEMOCRACIA
Na UnB, Macaé Evaristo defende escola pública emancipatória e humanizada
Ministra defendeu que a escola pública no Brasil reflita a pluralidade de sujeitos da sociedade (Foto: Clarice Castro)
“Nós não temos futuro neste país se não construirmos uma escola pública diversa e verdadeiramente brasileira”, declarou a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, nesta segunda-feira (11), durante a abertura do 3º Seminário Nacional de Educação Integral, que ocorre no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). “A fábrica da democracia é a fábrica da escola pública”, afirmou ao citar o escritor e educador Anísio Teixeira.
O evento é organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Bahia, Observatório Nacional de Educação Integral e Centro de Referência de Educação Integral, e conta com apoio da Fundação Darcy Ribeiro, da Secretaria da Educação do Distrito Federal e do Ministério da Educação. Voltado a professores, educadores, especialistas, pesquisadores e equipes de secretarias de Educação de todo o Brasil, o encontro segue até quinta-feira (14).
“Precisamos de uma escola pública que se articule na defesa dos direitos humanos”, defendeu ao citar o combate à fome, à desigualdade e à violência contra negros, mulheres, população LGBTQIA+ e pessoas idosas. “Definitivamente, não haverá país se a gente não garantir humanidade para todas e todos”, apontou.
Nesse sentido, a ministra defendeu que a escola pública no Brasil reflita a pluralidade de sujeitos da sociedade por meio de um projeto de educação emancipatório para a população brasileira e alertou que, apesar das conquistas das últimas décadas, o direito à educação, no Brasil, segue ameaçado.
“A gente sabe que faz parte da luta democrática debater, ter diferenças e saber verdadeiramente quem são aquelas pessoas que são antagônicas porque não defendem a democracia, não defendem a humanização da sociedade brasileira”, concluiu.
Texto: D.V.
Edição: R.D.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa