Notícias
INTERIORIZAÇÃO
Direitos Humanos articula com lideranças municipais de MG estratégias para ampliar o acesso a políticas públicas federais
O Ministério realizará, com regularidade, encontros remotos com vereadores e prefeitos do Brasil para apresentar os programa e serviços da pasta (Foto: Clarice Castro)
Uma reunião com uma comitiva de lideranças de pequenos municípios do interior de Minas Gerais abriu a agenda da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília. O grupo conduzido pelo deputado federal Rogério Correia ocupou a Sala das Bandeiras do Bloco A da Esplanada dos Ministérios para apresentar à gestora da pasta demandas emergenciais de suas regiões relacionadas a proteção de públicos vulnerabilizados, como crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Macaé Evaristo, posicionada no centro da mesa oval ao lado de Rogério Correia, recepcionou prefeitos e parlamentares de seu estado de origem e, inicialmente, detalhou as principais áreas de atuação do Ministério e os compromissos firmados pela atual gestão do governo federal para avançar no acesso integral de todas as regiões do país a políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população em situação de rua, entre outros públicos. “Com o governo Lula, nós estamos nessa agenda de união e reconstrução”, afirmou a ministra.
Foi para buscar soluções e alternativas para acolhimento da população em situação de rua que Júnea Maria Orsine Lopes Castro veio a Brasília participar da reunião no Ministério dos Direitos Humanos. Ela é vereadora da cidade de Turmalina, localizada no Vale do Jequitinhonha, a quase 500 quilômetros de distância da capital Belo Horizonte. O município com pouco mais de 20 mil habitantes nunca havia registrado a existência de pessoas em situação de rua até 2022 e viu essa realidade começar a crescer em 2023, de acordo com dados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH).
“Nós precisamos pensar em políticas que venham a atender a essa população. No município de Turmalina, isso é uma novidade. A gente está entendendo a origem do problema e tentando buscar alternativas. Quando a ministra nos sinaliza que a pasta já tem trabalhado nessa proposta, isso nos dá tranquilidade e segurança de que alternativas serão criadas e alternativas viáveis. Para municípios pequenos, essa política é uma esperança de que a gente sairá desse momento”, relatou a vereadora Júnea sobre o encontro.
Já José Adauto Carneiro, vereador conhecido como Gui Carneiro em Itamarandiba, cidade também situada no Vale do Jequitinhonha, falou à ministra Macaé sobre a preocupação com o atendimento de demandas da população idosa local. “Nossa população está envelhecendo e minha cidade também. Nós temos um número elevado de pessoas idosas e até temos uma cobertura boa de asilos, mas ainda há muitos idosos nas casas que precisam de um amparo da sociedade”, reconheceu o parlamentar do município com aproximadamente 33 mil habitantes, dos quais quase 5 mil são pessoas idosas, conforme registros de 2022 do ObservaDH.
Natalândia, cidade que está noroeste de Minas Gerais, também enviou representante à Brasília: o prefeito eleito da cidade para o próximo mandato, Paulo Sérgio, cuja maior preocupação é com a proteção e o desenvolvimento integral das infâncias da sua localidade – que abriga 3,5 mil habitantes, onde quase 25% deles são crianças e adolescentes. Paulo veio em busca de parcerias com o governo federal para o cuidado para promoção e proteção de direitos desse público. “A conversa de hoje foi muito boa e a gente deseja, ao assumir a prefeitura, trabalhar com a Secretaria da Criança e do Adolescente. Precisamos cuidar das nossas crianças, que são o futuro do nosso país”, frisou
Além dessas lideranças, integraram a comitiva representantes dos municípios de Juatuba, Carangola, Miradouro, Palma, Machacalis, Umburatiba, Crisólita, Almenara, Ipatinga, Governador Valadares, Mário Campos, Francisco Sá e Gouveia.
O Ministério realizará, com regularidade, encontros remotos com vereadores e prefeitos do Brasil para apresentar os programa e serviços da pasta.
Texto: B.N.
Edição: R.D.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa