Notícias
MEMÓRIA E VERDADE
Comissão de Anistia analisa 53 requerimentos nas últimas sessões
Eneá de Stutz e Almeida preside os trabalhos da Comissão de Anistia (Foto: Ariel Morais)
Estão disponíveis os resultados dos julgamentos e apreciações da sessão plenária e das sessões de turma da Comissão de Anistia realizadas entre os dias 7 e 8 de novembro de 2024. Durante os encontros, presididos por Eneá de Stutz e Almeida, coube ao colegiado analisar os requerimentos de anistia política.
Segundo Eneá, o gabinete ministerial se empenhou para viabilizar a realização das sessões, com a presença de vários requerentes e representantes de requerentes. A presidenta relata que as demandas foram julgadas e pedidos desculpas em nome do Estado brasileiro foram feitos.
“Que é a parte talvez mais importante da sessão, porque esse pedido de desculpas é para as vítimas. Os familiares das vítimas, mas também para toda a sociedade brasileira, de modo que nunca mais se repita um período de ditadura no Brasil”, enfatizou.
Resultados
Ao todo, a Comissão de Anistia analisou 10 requerimentos na 14ª Sessão de Turma realizada na quinta-feira (7), com seis requerimentos indeferidos, um com vista regimental, dois deferidos parcialmente e um deferido. Já na 15ª Sessão de Turma, no mesmo dia, de nove requerimentos analisados dois foram deferidos, dois tiveram deferimento parcial e cinco receberam indeferimento.
Na 16ª Sessão Plenária foram apreciados seis requerimentos com um provimento e cinco com resultado de estrito cumprimento judicial. Em seguida, a 17ª Sessão de Turma contou com três requerimentos deferidos, seis indeferidos, dois deferidos parcialmente, três convertidos em diligência e um arquivado.
Por fim, a 16ª Sessão de Turma apresentou 13 requerimentos analisados resultando em quatro deferidos, um deferido parcialmente, seis indeferidos e dois receberam julgamento de vista regimental.
Consulte os resultados das sessões
Texto: R.M.
Edição: R.D.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa