Notícias
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA
Secretária Symmy Larrat participa do lançamento do Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTfóbica no Ceará
A secretária Symmy Larrat em momento de fala durante lançamento do Painel de Monitoramento de Violências LGBTfóbicas (Foto: Hiane Braun)
A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, esteve no lançamento do Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTfóbica do Ceará nesta quinta-feira (29), no Palácio da Abolição, em Fortaleza - CE. Com uma abrangência que vai desde condutas discriminatórias até assassinatos, o Painel funciona como um funil, de modo a filtrar dados provenientes dos boletins de ocorrência, preservada a confidencialidade das informações. A iniciativa é do governo estadual, com o intuito de fornecer um panorama completo e estatísticas das violações de direitos e crimes cometidos contra pessoas LGBTQIA+.
Durante o lançamento do Painel, a integrante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) ressaltou que o Ceará é pioneiro na defesa dos direitos humanos e no combate a todas as formas de opressão e preconceito. Entre os destaques, a secretária citou a inclusão dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e o enfrentamento à discriminação na Constituição Estadual.
“A criação da primeira Secretaria Estadual da Diversidade em 2023 marcou um avanço histórico na busca pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e esse lançamento é a entrega de um trabalho dedicado ao enfrentamento da LGBTfobia muito valioso para nós. A partir do Painel de Monitoramento de Violências LGBTfóbicas, teremos insumos para o desenvolvimento de políticas públicas para proteger e promover os direitos e a cidadania dessa população, visando enfrentar as desigualdades e as violências”, afirmou Larrat.
“Gostaria de agradecer a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, pela participação e compromisso do estado do Ceará com a promoção dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e agradecer a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e, em seu nome, todos os agentes da segurança pública que se comprometeram com o Painel de Monitoramento. Parabéns por esse importante trabalho”, completou a secretária.
Entre as autoridades, o evento contou com a presença da vice-governadora do estado do Ceará, Jade Romero; e da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira.
Monitoramento
O Painel é resultado de acordo de cooperação entre a Secretaria da Diversidade (Sediv) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Detalhes como motivo presumido do fato e perfil das vítimas - incluindo orientação sexual, identidade de gênero, idade e localidade - serão consolidados e disponibilizados na plataforma.
Mais agendas
Ainda na quinta-feira (29), na capital cearense, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat, participou da "Oficina de Construção de Política Pública para Pessoas LGBTQIA+ do Campo" junto ao Coletivo LGBTIA+ do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Centro de Formação Frei Humberto.
Já na sexta-feira (1º), Symmy Larrat visitou dois equipamentos públicos: o Centro Estadual de Referência LGBTQIA+ Thina Rodrigues e a Delegacia de Repressão aos Crimes Por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (Decrim).
O Centro Thina Rodrigues oferece acolhimento e atendimento humanizado à população LGBTQIA+ em vulnerabilidade social ou em situação de violência decorrente de LGBTfobia. O local também oferta serviços especializados nas áreas jurídica, psicológica e assistencial, além de orientação e acompanhamento às vítimas e familiares, com suporte de uma equipe multidisciplinar.
A Decrim do Ceará foi inaugurada em 2023, no bairro Papicu, em Fortaleza, e fez um ano neste mês de fevereiro. Resultado da luta de movimentos sociais, a unidade registrou 180 ocorrências e abriu 71 inquéritos para investigar crimes de racismo, LGBTfobia e intolerância religiosa no primeiro ano de funcionamento. Como equipamento especializado, a delegacia visa oferecer atendimento humanizado para as vítimas dos crimes.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538