Notícias
EDUCAÇÃO E CULTURA EM DH
13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa em Brasília com exibição de filme sobre exílio político
Marina Lacerda, chefe do gabinete ministerial, representou o ministro Silvio Almeida durante a abertura (Foto: Ariel Morais)
Começou, em Brasília (DF), a 13ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A iniciativa estava suspensa desde 2018 e retoma agora o debate sobre direitos humanos e cultura, memória e verdade por meio de produções audiovisuais selecionadas, que serão exibidas gratuitamente em todo país. A cerimônia de lançamento da Mostra foi realizada nessa segunda-feira (11), no Sesc Estação 504 Sul.
Após a solenidade de abertura, foi exibido o filme Nas Asas da Pan Am, uma autobiografia de Silvio Tendler. O artista, homenageado nesta edição, tem história marcada pela defesa da democracia brasileira. Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Ministério da Cultura (MinC) e na capital federal, a Universidade de Brasília (UnB) é responsável pela produção da mostra.
Representando o ministro Silvio Almeida, que na data do evento estava no Pará, a chefe de gabinete ministerial, Marina Lacerda, participou da cerimônia e definiu a atividade como uma resposta ao ódio tão propagado recentemente no país. "O ódio é a chave conceitual que encontramos para reunir os movimentos que aconteceram nos últimos anos e que sintetizam o antagonismo a quase tudo que a gente entende por direitos humanos. E, ao ódio, nós temos respondido com esperança e com trabalho. Neste ponto, a arte e os direitos humanos se encontram e, por isso, esse momento e essa política da mostra é tão importante", pontuou.
A assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Letícia Cesarino, explicou que a atividade é uma forma de promover reflexões e discussões sobre temas do campo de direitos humanos prestigiando o pluralismo cultural do Brasil. “A curadoria desta edição celebra, com imagens em movimento e som, a diversidade regional do Brasil e homenageia personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos", disse.
Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do MinC, exaltou a conexão entre o evento, a promoção dos direitos humanos e da democracia e valorização do artista homenageado Silvio Tendler. “Sua obra muito nos diz sobre a nossa cultura, nosso audiovisual e nossa democracia. O Ministério da Cultura e o Ministério dos Direitos Humanos atuaram juntos para viabilizar essa mostra e ambos têm o compromisso e a missão de reverter e superar os impactos de uma política anticultura e antidireitos humanos”, comentou a representante do MinC.
Emocionado com a homenagem, Silvio Tendler ressaltou a importância de ações que celebram os direitos humanos e iniciativas que englobam a conscientização da sociedade para um bem-estar existencial. “Esse encontro é fundamental, os direitos mais importantes são os direitos humanos e os direitos da natureza. Eu sou utopista e acredito que esses dois direitos englobam todos os outros, justiça, educação e saúde. Está tudo ligado com a preservação da natureza e a do ser humano”, explicou Tendler.
Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Os filmes selecionados para 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos abordam temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. As produções serão exibidas em todas as capitais brasileiras até o dia 22. Em Brasília, a apresentação segue até o dia 15, em horários pré-definidos, no Sesc Estação 504 Sul. Também serão realizadas oficinas de capacitação para professores. Os interessados devem fazer um cadastro prévio pelo link.
Em um segundo momento, entre os dias 25 de março e 24 de abril, os filmes da Mostra Cinema e Direitos Humanos serão disponibilizados na plataforma de streaming InnSaei.TV e serão exibidos em 300 equipamentos culturais cadastrados em diversos municípios do país.
A programação completa com as datas e horários de exibição em cada capital brasileira está disponível no site da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.
Leia também:
Ampla programação da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos é divulgada; confira
Texto: M.F.
Edição: J.F.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
aedh@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa