Notícias
NOTA À IMPRENSA
Direitos Humanos pede ao MP e órgãos de segurança de SP que apurem violência policial contra estudantes da USP
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, acionou o Ministério Público do Estado de São Paulo (SP), bem como a Ouvidoria e a Corregedoria da Polícia Militar estadual para que investiguem a ação truculenta da Polícia Militar paulista nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com denúncias recebidas pelo Ministério na última sexta-feira (24), as forças de segurança invadiram a USP e praticaram agressões contra estudantes, durante cerimônia de posse do procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira Costa. Na ocasião, os alunos protestavam contra a presença do governador Tarcísio de Freitas no evento.
O protesto se deu em decorrência da implementação de uma política educacional voltada ao autoritarismo e subserviência das crianças e dos jovens, com a implementação de escolas cívico-militares.
No ofício enviado nesse sábado (25) aos órgãos competentes, a Ouvidoria Nacional solicita que medidas cabíveis sejam tomadas para esclarecer os eventos que resultaram na ação truculenta da PM de SP.
As universidades são locais de debate e de livre manifestação de ideias e não servem de palco para tais ações arbitrárias.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania