Notícias
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Com o apoio dos Direitos Humanos, competição de inovação usará dados para identificar desafios das pessoas com deficiência no serviço público
Ao todo, 40 vagas são disponibilizadas e todos os participantes que cumprirem as normas da competição receberão certificado
Com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a competição de inovação aberta ‘’Datathon: Pessoa com Deficiência no Serviço Público’’ está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (21). O evento será realizado entre os dias 22 e 26 de julho, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
O objetivo é buscar soluções para os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam no serviço público, por meio de leituras de dados disponíveis no Infogov, de modo a proporcionar também um letramento em dados para os participantes.
O evento, organizado pela Enap e que conta também com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Impact Hub Brasil, é direcionado a servidores públicos, estudantes, acadêmicos e pessoas interessadas em discutir os desafios vivenciados pelas pessoas com deficiência no serviço público.
Inclusão
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella, explica que o evento foi pensado com objetivo de promover um amplo debate, a partir da análise de dados, sobre a inclusão no serviço público. "Ao longo da vida, vivenciamos inúmeros desafios, e no serviço público não é diferente. Temos que lidar com o capacitismo, com a dificuldade de acesso à educação e com a falta de tecnologias assistivas. Por isso, elaboramos esse projeto para avaliar esses desafios e apresentar, por meio de equipes formadas durante o próprio Datathon, possíveis soluções para as demandas identificadas", explica.
Para a diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, o evento visa fomentar a inovação aberta e colaborativa no setor público. "Recentemente, abordarmos as desigualdades de gênero e raciais em edições anteriores e, agora, vamos trabalhar, em parceria com diversas organizações, para buscarmos soluções que atendam às demandas reais e promovam um serviço público mais inclusivo e eficiente para todos", destaca.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no portal Desafios Enap até o dia 21 de junho, por meio deste endereço eletrônico. Ao todo, 40 vagas são disponibilizadas e todos os participantes que cumprirem as normas da competição receberão certificado.
Podem participar do desafio servidores de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade.
A competição será dividida em quatro fases principais: conceitos; design de problema; ideação e prototipagem; e pitch. Após a apresentação de soluções, os grupos serão avaliados pela comissão julgadora. As equipes que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão troféu de reconhecimento. Além disso, a Enap divulgará as análises de dados realizadas pelas equipes vencedoras.
Texto: T.A.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
pessoacomdeficiencia@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa