Notícias
EDUCAÇÃO E CULTURA EM DH
Iniciativa do DF é vencedora da etapa nacional do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos
Por meio da arte, projeto visa reintegrar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas (Foto: Divulgação/RAP)
O projeto "Ressocialização, Autonomia e Protagonismo" (RAP), do Distrito Federal (DF), foi o grande vencedor da etapa nacional do 5º Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos “Óscar Romero”. Promovida pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a premiação visa reconhecer iniciativas que promovem a educação em direitos humanos.
A assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, Letícia Cesarino, destacou a importância da premiação. "Esse ano recebemos 141 projetos e gostaríamos de agradecer a todos que participaram. É inspirador ver tantas iniciativas comprometidas com a promoção de direitos humanos no Brasil", ressaltou.
Reintegração social
Desenvolvido pelo educador Francisco Celso, o projeto “RAP” utiliza canções de RAP como ferramenta para a reintegração social de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas por atos infracionais na Unidade de Internação de Santa Maria, no DF.
O uso da música e da poesia no projeto visa promover a autoestima e a ressocialização desses jovens, proporcionando a eles novas perspectivas e oportunidades, promovendo os valores da cultura de paz e dos direitos humanos. “Graças ao Projeto RAP, muitos desses jovens têm conseguido bolsas de estudo e conquistados empregos”, completou a assessora do MDHC.
Próxima etapa
Em setembro, o projeto vai disputar a fase internacional da premiação ao lado de outros vinte projetos da região Ibero-americana, no Rio de Janeiro. Os três melhores projetos receberão premiação em dinheiro, além de diplomas de credenciamento e nomeação como embaixadores da Rede Ibero-Americana de Educação em Direitos Humanos e para a Cidadania Democrática, promovida pela OEI, podendo ser convidados a apresentar suas iniciativas em outros fóruns e programas.
Texto: E.G.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
aedh@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa