Notícias
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
IV Simpósio Nacional em Socioeducação ocorre nesta semana em Brasília
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participa, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do IV Simpósio Nacional em Socioeducação, que tem como tema “Antirracismo, Direitos Humanos e Cenários de Resistência”. O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudio Augusto Vieira, participa da abertura do evento, nesta quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).
O simpósio - que ocorre até sexta-feira (23) – irá contar com a participação de professores e gestores das secretarias estaduais e municipais de educação que trabalham com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, tanto em meio aberto quanto fechado; de profissionais e gestores das secretarias distrital, municipais e estaduais que executam as medidas socioeducativas e atendem jovens em medida socioeducativa; de gestores públicos, docentes, estudantes e demais interessados na socioeducação.
O evento será um espaço para compartilhar e promover saberes voltados para uma socioeducação comprometida com os direitos humanos, além de reconhecer jovens e adolescentes do sistema socioeducativo como sujeitos de direitos.
O promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais, Márcio Rogério de Oliveira, e demais autoridades também estarão presentes na abertura do simpósio. Ainda na quarta-feira (21), o secretário Cláudio Vieira irá compor mesa redonda com o tema Política Socioeducativa: concepções, estrutura e distorções, ao lado da professora da UnB e coordenadora geral do Simpósio Nacional em Socioeducação, Cynthia Bisinoto, e do juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edinaldo César Santos Júnior.
Ao longo dos três dias de evento, as mesas redondas, oficinas e rodas de conversas irão debater temas como Saúde Mental e Questões Raciais na Socioeducação, Envolvimento dos Adolescentes no Tráfico de Drogas sob a Perspectiva do Trabalho Infantil, dentre outros. Haverá ainda oficinas e sessões para apresentação de trabalhos por membros da comunidade científica e atores das medidas socioeducativas.
A coordenadora-geral de Políticas Públicas Socioeducativas do MDHC, Mayara Silva de Souza, participa, na quinta-feira (22), às 9h, de mesa redonda sobre o “Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo: os caminhos metodológicos para a avaliação e revisão”. Já o coordenador-geral de Indicadores e Evidências do Ministério, Roberto Coelho Pires, participa no mesmo dia, às 14h, de discussão com o tema “Socioeducação em evidências: por uma política pública baseada em dados”, com mediação da coordenadora de Políticas Públicas Socioeducativas, Jamyle Gonzaga.
O MDHC também colaborou com a construção de outras mesas de diálogo, como a que trata das "Escolas Estaduais de Socioeducação: desafios e conquistas no processo de formação continuada de socioeducadores" e outra sobre os parâmetros de segurança para Socioeducação e reflexões sobre o papel do agente socioeducativo.
Para saber mais sobre a programação geral do evento, acesse este link.
Serviço:
IV Simpósio Nacional em Socioeducação
Data: De 21 a 23 de fevereiro (quarta a sexta-feira)
Horário: A partir das 9 horas
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UnB - Sala Papirus - prédio FE1