Notícias
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Secretário da Pessoa Idosa celebra o aumento da longevidade e elenca desafios para garantia de direitos
Um dos desafios é estimular o envolvimento da sociedade na pauta da pessoa idosa (Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC)
O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Alexandre da Silva, foi uma das autoridades presentes na abertura do Fórum Internacional Sábias Vivências, na manhã desta terça-feira (6), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o gestor ressaltou a urgência do enfrentamento ao idadismo e defendeu a importância de serviços integrados de atenção primária à saúde – um dos itens previstos para serem incluídos no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que está em articulação com outros ministérios.
Em seu discurso, Alexandre da Silva ainda exaltou o aumento da longevidade no país. “Estamos envelhecendo e isso é uma conquista! Isso é revolucionário, porque passa pela mudança das estruturas das populações, pela construção de mais linhas de cuidado que considera os diversos grupos, levando em consideração o fator de globalização, que gera diversos impactos, que muda costumes, hábitos e que precisa sempre garantir o exercício da cidadania”, observou.
Saúde, educação e participação social, de acordo com o secretário, são pilares para um envelhecimento ativo sob a lógica dos direitos humanos. Um dos desafios é estimular o envolvimento da sociedade na pauta da pessoa idosa. “Não há respostas para as demandas da pessoa idosa sem envolvimento das mais diversas áreas para entender os aspectos. Nós temos também, dentro dos nossos programas, a preocupação de estimular cada vez mais a participação social”, salientou o secretário.
Ainda no evento, Alexandre da Silva apresentou ações criadas pela Secretaria que integra a estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, como os projetos: “Vida Digna em Casa”, “Educação para Toda a Vida”, “Envelhecer nos Territórios”, “Viva Mais Cidadania”, e destacou a retomada do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) com a ampliação de quatro assentos de igualdade racial, mulheres, povos indígenas e população LGBTQIA+.
O Fórum Internacional Sábias Vivências ocorre até amanhã (7), de forma híbrida. A atividade é promovida pela Câmara Distrital, em parceria com a Rede Geronto, o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde, a Universidade do Envelhecer (Uniser), a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), a 2 em 1 Educacional, e a Rede Unida.
Texto: N.L.
Edição: B.N.
Para dúvidas e mais informações:
gab.sndpi@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa