Notícias
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Formação capacita servidores públicos com deficiência visual para uso do SEI
O diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, participou da capacitação (Foto: Thiago Araújo)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), promoveu, na última semana, o curso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para pessoas com deficiência visual que atuam no serviço público. A capacitação foi ministrada pelo professor Clodoaldo Leandro da Silva, pessoa com deficiência que desenvolveu uma metodologia que tornou o SEI mais acessível. A ferramenta é utilizada pela administração pública federal para aprimorar a gestão documental.
A primeira edição da formação foi encerrada na sexta-feira (16) e contou com a participação de gestores de seis órgãos públicos. Na ocasião, a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, explicou que a capacitação teve o intuito de garantir mais autonomia para as pessoas com deficiência visual no desenvolvimento de suas atividades diárias. "Com a formação, estamos assegurando o acesso de servidores às informações institucionais, ampliando a inclusão e propiciando celeridade, segurança e economicidade nos processos administrativos", ressaltou.No encerramento do curso, a presidente da Enap, Betânia Lemos, observou que o curso integra a estratégia da Escola de tornar o ambiente de aprendizado mais inclusivo e diverso. "Desde o ano passado, estamos promovendo formações específicas para mulheres, pessoas negras, indígenas e para as pessoas com deficiência. Estamos adaptando os nossos espaços para que eles sejam mais acessíveis a todas as diversidades", ressaltou.
Autonomia
Participante do processo formativo, o diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), Antônio José Ferreira, espera que cada vez mais sejam compartilhadas técnicas para tornar o SEI mais acessível. “A capacitação garante que as pessoas com deficiência visual possam desenvolver suas habilidades. Muitas vezes, nós não somos produtivos como podemos ser, porque não temos acesso às ferramentas adequadas", reconheceu.
Analista no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), João Felix, está ansioso para aplicar o conhecimento no dia a dia. "Aprendemos técnicas e atalhos que vão garantir mais independência em nossas rotinas. No meu caso, antes do curso, contava com a ajuda de uma estagiária. Agora, no entanto, terei acesso às informações de forma mais autônoma", comemorou.
O evento teve a participação de servidores do MDHC, TJDFT, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Polícia Federal e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O curso começou dia 12 de agosto, com carga horária de 20 horas.
Texto: M.C.M.
Edição: B.N.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
pessoacomdeficiencia@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa