Notícias
PARCERIA
Brasil e França vão fortalecer atuação da sociedade na proteção aos defensores de direitos humanos
O secretário Bruno Renato Teixeira em momento de fala ao lado do embaixador da França, Emmanuel Lenain (Foto: Divulgação)
Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a Embaixada da França anunciou, na terça-feira (30), parceria com a sociedade civil para fomentar ações no âmbito da proteção aos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas, através do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, em Brasília.
Realizado na residência oficial da Embaixada da França, o evento reuniu autoridades no campo dos direitos humanos do Brasil e de outros países. Presente na atividade, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, ressaltou a importância de iniciativas conjuntas para fortalecer os mecanismos de proteção aos defensores de direitos humanos, especialmente aqueles ligados ao território, à terra e ao meio ambiente.
“Trata-se de uma iniciativa que tem o apoio do Ministério dos Direitos Humanos, porque é mais um canal de provocação da sociedade civil no acompanhamento e no monitoramento da Política de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, o que, com recursos, amplia a participação social e a capacidade da sociedade civil em se mobilizar e articular ações que resguardem os defensores”, frisou Teixeira.
Durante a abertura, o embaixador da França, Emmanuel Lenain, enfatizou a contínua ameaça aos direitos humanos e a importância de esforços diários para combatê-las. Ele destacou que os direitos humanos não são um luxo dispensável, mas a solução para os problemas do mundo, incluindo as crises climáticas e o uso nocivo das novas tecnologias.
Sobre o Comitê
O Comitê Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos foi representado pela organização Terra de Direitos, que detalhou o projeto desenvolvido em colaboração com a Embaixada da França.
Este projeto visa fortalecer os mecanismos institucionais e operacionais de proteção aos defensores dos direitos humanos, alinhando-se com os objetivos do PPDDH e da construção do apoio à construção do Plano Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, promovendo um ambiente seguro para a atuação da sociedade civil.
Texto: S.C.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa