Notícias
AÇÕES TRANSVERSAIS
Direitos Humanos participará de lançamento de projeto que cria 900 vagas para qualificação de trabalhadoras domésticas
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania integrará, na próxima terça-feira (30), a mesa de lançamento do Projeto “Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados", iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com as pastas da Igualdade Racial, das Mulheres e do Trabalho e Emprego. O evento acontecerá das 15h às 18h no Auditório do subsolo do Bloco A, da Esplanada dos Ministérios, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Além de autoridades, como ministros e secretários nacionais, a atividade contará com representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), alunas inscritas no curso e reitores/as dos Institutos Federais, além de uma especialista no tema do trabalho doméstico e do cuidado em suas intersecções de gênero e raça.
Todos os ministérios realizadores do evento fazem parte do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI Cuidados) – uma articulação interfederativa composta por 18 órgãos do governo federal responsáveis por criar a Política e o Plano Nacional de Cuidados. No Brasil, o trabalho doméstico é a ocupação de 5,8 milhões de pessoas, sendo 92% delas mulheres e 61,5% mulheres negras.
Para enfrentar essa realidade, o governo federal, por meio do "Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados", ofertará inicialmente 900 vagas em cursos de qualificação profissional voltados para trabalhadoras domésticas nos municípios de Aracaju (SE), Salvador (BA), São Luís (MA), Nova Iguaçu (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE). As primeiras aulas do curso no RJ, PE e BA acontecerão ainda no mês de abril, em referência ao 27 de abril – data histórica de luta para a categoria, pois marca o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.
Curso Trabalho Doméstico e Cuidados
No contexto das trabalhadoras domésticas remuneradas, observou-se a importância de valorizar o trabalho e reconhecer os saberes desta categoria profissional. Aplicando-se a metodologia do Mulheres Mil, as educandas do projeto poderão participar de uma construção coletiva de projeto pedagógico a partir da identificação de saberes prévios acerca de um determinado conteúdo, do mapeamento de suas relações com a educação, com o mundo do trabalho e com espaços de organização política, além do mapeamento de suas condições de acesso a políticas públicas de transferência de renda, de saúde, de educação, de moradia, entre outras.
GTI-Cuidados
O Grupo de Trabalho Interministerial responsável por elaborar a Política e o Plano Nacional de Cuidados está em sua fase final de trabalho, com a décima segunda e última reunião agendada para 29 de abril. Já foram definidos: sujeitos e públicos prioritários; princípios, diretrizes, marco conceitual, objetivos e estratégias. As ações serão executadas até 2027.
Serviço
Lançamento do Projeto "Mulheres Mil: Trabalho Doméstico e Cuidados"
Data: Terça-feira, dia 30 de abril
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, subsolo