Notícias
CIDADANIA MARAJÓ
MDHC realiza ações de escuta e acesso a direitos em Cachoeira do Arari, no Marajó (PA)
Cartazes e panfletos do Disque Direitos Humanos e das secretarias do MDHC foram distribuídos nos municípios marajoaras
Uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) segue em atividades itinerantes na região do Marajó, no Pará, como continuidade aos projetos executadas por meio do Programa Cidadania Marajó, coordenado pela Pasta, e de outras ações em parceria com o governo estadual. Na quinta-feira (21), a comitiva chegou à cidade de Cachoeira do Arari para desenvolver, em conjunto com a comunidade local, pautas de conscientização, atendimento e prestação de serviços à população.
Por meio da Ouvidoria Itinerante, iniciativa desenvolvida pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), a população de Cachoeira do Arari pôde conhecer mais dos canais de denúncia do Disque Direitos Humanos – Disque 100, além de receber formações sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e demais violações de direitos.
O dia também foi marcado por visitas às redes de proteção do município, entre elas o Conselho Tutelar da cidade. Em Cachoeira do Arari, as atividades seguem até o próximo domingo (25).
A equipe do MDHC na região conta com representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da pessoa Idosa (SNDPI), Secretaria Nacional dos Direitos da criança e do Adolescente (SNDCA), Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SNLGBTQIA+), Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH) e da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).
As ações itinerantes do governo federal seguem na região do Marajó até o dia 28 de setembro e os atendimentos à população ocorrem no período das 8h às 17h. Pessoas de outras cidades do arquipélago podem se deslocar até um dos três municípios visitados nesta etapa das ações itinerantes.
Graças ao apoio do governo estadual e do Ministério da Saúde, a ação também proporciona atendimentos de saúde e as pessoas puderam passar por triagem com aferição de pressão arterial, medição glicêmica, além de testes rápidos para diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis e vacinação. As pessoas também são direcionadas para atendimento no PrevBarco, embarcação que auxilia nos serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), visando à adequação no Cadastro Único (CadÚnico) e realização de perícia técnica para solicitações ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Inicialmente, os atendimentos se concentraram na cidade de Soure. Na próxima semana, entre 26 e 28 deste mês, os agentes públicos chegarão a Salvaterra.
Leia também:
Texto: T.P.
Edição: P.V.C.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa