Notícias
DIÁLOGO INSTITUCIONAL
Secretária Symmy Larrat dialoga sobre políticas para a população LGBTQIA+ com representantes da Câmara dos Deputados
(Foto: Divulgação/MDHC)
Na tarde desta terça-feira (14), a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Symmy Larrat, se reuniu com Alice Correia, representante da deputada federal Carol Dartora (PT/PR), e Carlos Alberto Júnior, representante da deputada federal Daiana Santos (PCdoB), para articular ações e políticas para a população LGBTQIA+ para o próximo ano.
A pauta tratou sobre intercâmbios e articulações internacionais com países e governos que têm formulado e implementado políticas de promoção aos direitos das pessoas LGBTQIA+; estratégias para a construção de uma rede latino-americana de enfrentamento aos movimentos antidireitos LGBTQIA+; e organização de uma rede de defensores de direitos humanos.
Na ocasião, a secretária falou sobre a ideia de visitar países no próximo ano e sugeriu uma estratégia de diálogo com o governo, mas com investimento de um organismo internacional, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “A nossa ideia é ir a outros países e levar o movimento social, levar parlamentares e outros atores de governo (saúde, educação) para que as pessoas se inspirem e criem política nas suas áreas. A gente quer levar o Brasil e mostrar que temos ideias boas. Queremos montar essa estratégia”, revela.
Mais ações
Symmy ainda compartilhou as estratégias da Secretaria para a execução do próximo Plano Plurianual (PPA). “Nós temos estratégias importantes para a execução do PPA, por meio de criação de programas que fiquem na estrutura do Estado, como a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência”, conta, dando como exemplo atuação do MDHC nos territórios e comentando sobre a importância das casas de cidadania e acolhimento LGBTQIA+.
Além disso, o chefe de gabinete da SNPDLGBTQIA+, Alessandro Mariano, falou sobre a criação de um programa de equipagem para apoiar na infraestrutura de conselhos e coordenações LGBTQIA+ pelo Brasil. Essas e outras ações serão anunciadas entre dezembro deste ano e em 2024.
Texto: N.L.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa