Notícias
PESSOA IDOSA
No Paraná, Alexandre da Silva fala sobre direitos, oportunidades e desafios do envelhecimento, em evento na Pastoral da Pessoa Idosa
O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esteve nessa terça-feira (21), em Curitiba (PR), onde participou de evento de celebração dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, organizado pela Pastoral da Pessoa Idosa do Paraná e pela Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR). O evento foi transmitido ao vivo por meio do canal da Pastoral no YouTube.
Na ocasião, foram compartilhadas experiências ligadas ao envelhecimento. Em sua fala, Alexandre da Silva abordou o direito de envelhecer, as oportunidades e os desafios na elaboração de políticas públicas que alcancem todas as camadas sociais das pessoas idosas. O secretário também ressaltou a importância de se respeitar os direitos humanos das pessoas idosas, dentre eles o direito à vida, à dignidade, à igualdade, à não discriminação, à cultura, à moradia, à seguridade social e à liberdade.
“O grande direito humano que se deve garantir às pessoas é o direito de envelhecer, porque a outra opção é morrer. Seja uma morte física, seja uma morte social, que é a morte de você perder o seu propósito de vida. Quem será que já nasceu e vai envelhecer com todos esses direitos? Quem são as pessoas que estão envelhecendo sem esses direitos? Percebem que envelhecer no Brasil é desigual?”, questionou o secretário.
Para o gestor, os desafios na contemporaneidade incluem a necessidade da equidade nas políticas; pensar na saúde como um todo, principalmente no sentido de prevenção para que as pessoas idosas tenham mais autonomia; assim como os baixos índices de escolaridade; o sedentarismo; o trabalho digno e a questão da solidão/isolamento da família que muitos idosos enfrentam.
Alexandre da Silva também falou das políticas públicas da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa para proporcionar maior longevidade. “Quando eu falo que a longevidade é uma grande conquista é porque existe na Política Nacional do Idoso, no Estatuto da Pessoa Idosa, na nossa Constituição Federal e em um documento chamado Convenção Interamericana a questão da autonomia e da independência para as pessoas idosas. Para isso, é preciso ter políticas que vão garantir essa possibilidade. Estamos criando alguns programas, dentre eles o Vida Digna em Casa, em parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte; o Envelhecer nos Territórios e o Viva Mais Cidadania”, finalizou.
Além do secretário, estiveram presentes no evento o arcebispo de Curitiba e presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom José Antônio Peruzzo, e representantes da Comissão da OAB da Pessoa Idosa.
Texto: N.L.
Edição: R.D.
Revisão: A.O.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa