Notícias
ACOLHIMENTO
Secretário Ariel de Castro Alves participa de simpósio internacional sobre acolhimento de crianças e adolescentes
(Foto: Divulgação/Unicamp)
O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, defendeu o incentivo a projetos de acolhimento familiar como alternativa aos modelos de abrigos, ao participar da abertura do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Final, em Campinas (SP). O evento aconteceu por meio de uma parceria entre o Observatório da Infância e Adolescência (OIA), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Geração Amanhã.
“No Brasil 95% das crianças e adolescentes em situação de acolhimento estão em abrigos e apenas 5% encontram-se em lares, com famílias acolhedoras. No total, 31.846 crianças e adolescentes estão acolhidas em abrigos institucionais no País”, informou Ariel de Castro ao abrir o evento.
O simpósio reuniu mais de 600 participantes entre os dias 20 e 23 de março e foi a oportunidade de debates acerca do acolhimento de crianças por famílias, além de reunir ideias sobre políticas públicas de acolhida familiar. Durante o evento, o secretário pôde elencar os desafios da secretaria em relação à pauta.
“Pretendemos estimular os projetos e programas de acolhimento familiar e as experiências de guarda subsidiada para que o abrigamento institucional seja realmente a exceção e não a regra, em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, defendeu o gestor.
Participaram da mesa de abertura do evento o secretário estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo Gilberto Nascimento Júnior; a professora Silvia Santiago, diretora executiva de Direitos Humanos da Unicamp; a professora Ana Lúcia Gonçalves da Silva, do Nepp; Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas; Juliana Maria Fernandes Pereira, assessora do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Fernanda Flaviana de Souza Martins, secretária-executiva do Movimento Pró-Convivência Familiar e Comunitária.
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC (61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa