Notícias
MEMÓRIA
Nilmário Miranda visita Parque da Memória em Buenos Aires
Monumento às Vítimas do Terrorismo de Estado. (Foto: Paula Franco/MDHC)
O assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda, visitou, nessa quarta-feira (10), o Parque da Memória em Buenos Aires, capital da Argentina. O local reúne obras artísticas dispostas a pensar o marco do terrorismo de Estado que vigorou no país durante a ditadura militar, entre os anos de 1976 e 1983.
Entre as obras, destaca-se o Monumento às Vítimas do Terrorismo de Estado: um conjunto de quatro muros com 30 mil placas onde estão os nomes das pessoas desaparecidas durante os anos de autoritarismo extremo que vigorou na década de 1970. Ali, encontram-se também nomes de brasileiros vitimados à época.
Além disso, o Parque abriga um espaço expositivo com mostras temporárias e um banco de dados, ao qual se pode acessar pela internet, com informações a respeito de todos os nomes constantes no Monumento.
No local, o assessor especial comentou sobre suas impressões da visita. "Esse Parque é uma inspiração para nós, brasileiros, para que levemos projetos de memória adiante e para que possamos transmitir às novas gerações um pouco dessa história", disse Nilmário.
"Visitamos os brasileiros cujos nomes estão no muro dos desaparecidos - Regina, Tenorinho, João Batista Rita, Edmur, Sidney Fix, Luiz Renato, Kenneth, Ruy Osvaldo. Seus corpos ficaram lá, mas seus sonhos não morrem nem envelhecem", completou o assessor.
A visita ocorreu durante a passagem da delegação brasileira na capital argentina por ocasião da Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), que acontece entre 8 e 12 de maio.
(Texto: Paula Franco, doutoranda em história pela Universidade de Brasília e pesquisadora de temas ligados à justiça de transição e comissões da verdade da América Latina, atualmente é coordenadora de Apoio à Políticas de Memória e Verdade do MDHC)
Para dúvidas e mais informações:
imprensa@mdh.gov.br
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa